12 junho 2024 - 8:35
- Anúncio -

Resgate da etnia Xokleng e tema na tribuna livre do Legislativo de Orleans

Secretário de Infraestrutura do município de Orleans comentou na tribuna sobre obras em andamentos no município.

Os vereadores de Orleans estiveram reunidos para a realização da 6ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2024, realizada no dia 04. Fizeram uso da tribuna livre Wanderley Donizete Baptista, descendente indígena e membro da 4ª geração da etnia Xokleng. Ele fala sobre o cocar que usa e salienta que o mesmo tem por objetivo, manter viva a cultura da etnia Xokleng.

Ele comenta que na comunidade de Três Barras tem os últimos registros do povo Xokleng no final do século XIX e início do XX. Em 1954 foram transferidos os dois últimos indígenas da comunidade de Três Barras.

Resgate da etnia Xokleng e tema na tribuna livre do Legislativo de OrleansRodrigo Vieira, Secretário de Infraestrutura do Município de Orleans, comentou na tribuna sobre obras em andamentos no município. Ele comentou sobre os trabalhos desenvolvidos e dificuldades encontradas devidos a instabilidades do tempo.

Na Ordem do Dia foram votados e aprovados os itens abaixo relacionados:

PROJETO DE LEI PE Nº 0004 de 26 de fevereiro de 2024 – Poder Executivo – Autoriza o poder executivo a firmar parceria por meio de termo de fomento, com a Associação de Universitários do Município de Orleans – AUMO e dá outras providências. ”

Votação Única

PROJETO DE LEI PE Nº 0005 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2024 – Poder Executivo – “autoriza o poder executivo a firmar parceria por meio de termo de fomento, com a associação musical estrela do oriente e dá outras providências. ”

Votação Única

Indicação nº. 0012/2024 – Marlise Maria Salvador Zomer – “Que o Executivo através da Secretaria de Saúde veja da possibilidade de fazer a aquisição e distribuição a pessoas com deficiência visual no município do OrCam MyEye, que é um dispositivo conectado aos óculos capaz de ler qualquer texto e capturar imagens, convertendo as informações em áudio.”

Indicação nº. 0013/2024 – Gabriel Sampaio Bianco – “Que a Secretaria de Estado de Infraestrutura através da Regional de Criciúma, faça a limpeza da vegetação e acostamento da SC-390, sentidos Orleans à Pindotiba.”

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<