29 março 2024 - 11:46
- Anúncio -

Projeto Recicla Veneza inicia no Caravaggio

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), iniciou nesta sexta-feira (2) a ampliação do Projeto Recicla Veneza. Desta vez, o distrito de Caravaggio será o contemplado com a iniciativa que tem o objetivo de dar a destinação correta aos materiais recicláveis. No primeiro dia de ação, foram recolhidos 400 quilos de resíduos, que serão destinados a uma empresa de reciclagem da cidade. A coleta no Caravaggio acontece todas as sextas-feiras, das 7h às 13h.

Os materiais recicláveis são pesados e o valor é revertido em um ticket para ser utilizado na Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza (Coofanove), em um prazo de 30 dias. O presidente da Fundação, Juliano Dal Molin, afirma que a comunidade de Caravaggio já vinha pedindo para estender o projeto ao distrito e que o primeiro dia teve muita procura. “Nós já havíamos iniciado um trabalho de conscientização com os moradores, explicando a importância do projeto e quais os materiais que poderiam ser encaminhados para o ponto. A comunidade já vinha nos pedindo para colocarmos o projeto lá, então eles se interessaram e foi muito produtivo”, explica.

O morador Rafael Marangoni, que foi até o ponto para deixar o material, conta que a iniciativa vai facilitar muito para os moradores que queiram reciclar. “Lá em casa temos o costume de separar o lixo, e antes era mais difícil, tinha que se locomover para algum outro lugar para destinar. Agora está aqui do lado, facilitou para gente e pode ter certeza que será sempre movimentado”, comenta Maran.

O coordenador do projeto, Eduardo Milanez, comenta que as pessoas podem fortalecer o projeto, incentivando vizinhos e familiares a participarem. “Queremos que o Recicla cresça e que possamos atender outras comunidades também. É uma ideia que é de extrema importância para o meio ambiente, além de gerar renda para pessoas da nossa cidade”, pontua o coordenador.

Os moradores devem ter alguns cuidados antes de encaminhar os materiais para o ponto de coleta. É importante que os materiais cheguem limpos e embalados, sendo que os vidros devem estar separados dos demais. Eles são encaminhados para a empresa que realiza a destinação correta.

Os profissionais da Fundave ainda estão todas as terças-feiras, das 7h às 13h, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no bairro Bortolotto. Já no bairro São Bento Baixo, a ação ocorre todas as quintas-feiras, no espaço embaixo do Salão Paroquial da Igreja São João Batista, no mesmo horário.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-