13 junho 2024 - 9:15
- Anúncio -

Projeto educacional avalia estado nutricional das crianças da rede municipal de ensino

Alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI) da rede de ensino da Fundação Municipal de Educação participarão ao longo do ano de 2024, de atividades de educação nutricional e avaliação do estado nutricional.

O projeto é uma parceria entre o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) e o Curso de Nutrição da Unisul, que visa identificar o estado nutricional dos alunos e estimular a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância.

As crianças das unidades selecionadas para a atividade passam, primeiramente, por uma avaliação física, com coleta de peso e de estatura para determinar seu estado nutricional, o que permite identificar e avaliar se estão dentro do peso adequado, com sobrepeso, obesidade ou desnutrição.

Em um segundo momento, participam de atividades lúdicas desenvolvidos pelos estagiários do curso de nutrição, voltadas para o aprendizado da importância de uma alimentação saudável.

Nos meses de março e abril, as atividades foram desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil Balão Mágico, Aprender Brincando, Anjos da Guarda e Álvaro Brás Fernandes. Já nos meses de maio e junho, as unidades contempladas foram o Borboleta Azul, Branca de Neve, Caminho Feliz, Cantinho da Alegria, Chapeuzinho Vermelho e Cidade Azul.

As demais unidades receberão as atividades no segundo semestre do ano, conforme programação estabelecida pelo Curso de Nutrição da Unisul.

“A parceria com o Curso de Nutrição é sempre bem-vinda, principalmente para conseguirmos identificar casos mais graves de obesidade ou desnutrição nos alunos atendidos na rede municipal. Nesta primeira fase das atividades, por exemplo, identificamos dois casos preocupantes de obesidade infantil. Elaboramos uma orientação especial e encaminhamos para os pais e responsáveis, com a sugestão de que procurem ajuda profissional para evitar o agravamento do quadro”, explica a nutricionista do DAE, Karin de Souza Pereira.

Assessoria de Comunicação do Município de Tubarão

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<