17 julho 2025 - 3:02
- Anúncio -

Projeto de extensão do Unibave impacta cerca de 150 pessoas com ações de saúde na região

Cerca de 150 pessoas foram alcançadas pelas atividades do projeto de extensão “Educando para viver mais e melhor”, desenvolvido no primeiro semestre de 2025 por acadêmicos bolsistas do UNIEDU do curso de Enfermagem do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). As ações aconteceram nos municípios de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte, com foco na promoção da saúde e na prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O projeto levou atividades educativas a diferentes espaços comunitários, por meio de palestras, rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Com linguagem acessível e participativa, os temas abordados incluíram alimentação saudável, prática de exercícios físicos, controle da hipertensão e do diabetes, além da prevenção de fatores de risco como o tabagismo e o sedentarismo.

Para o professor e coordenador do projeto, Lucas Corrêa Preis, a iniciativa fortaleceu a relação entre universidade e comunidade, promovendo também o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e sociais nos estudantes. “O projeto contribui para a construção de uma sociedade mais informada, consciente e engajada na promoção da saúde, estimulando o pensamento crítico de todos os envolvidos: população, estudantes, gestores e profissionais de saúde”, afirmou.

O professor ainda destaca a participação direta dos acadêmicos em contextos reais da saúde pública, proporcionou experiências marcantes de escuta, empatia, trabalho em equipe e protagonismo. “São aspectos fundamentais para a formação de profissionais da Enfermagem, reafirma o compromisso social do Unibave e o papel transformador da extensão universitária”, analisa Lucas, lembrando que são ações concretas que geram impacto positivo na vida das pessoas e na formação dos futuros profissionais.

Colaboração: Antonio Rozeng / Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-