1 março 2024 - 8:10

Projeto Amicão faz ação sábado na Praça Celso Ramos em Orleans

O projeto de extensão do curso de Medicina Veterinária Amicão, do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), vai realizar ação neste sábado, dia 19, na praça Celso Ramos, em Orleans, das 8h30 às 11h30.  O projeto busca conscientizar a população sobre as responsabilidades do tutor com os animais de estimação e já atendeu quase 1.500 pessoas de todas as idades no segundo semestre de 2022.

Conforme a coordenadora do projeto, Lucelena Zomer, o projeto já esteve em seis escolas no segundo semestre de 2022, fazendo palestras, participação em feira e eventos. Ainda são feitas campanhas de vacinação em animais, produção e divulgação de conteúdo nas redes socias. “Esta ação extensionista é desenvolvida pelos bolsistas do Sistema Uniedu, por meio do Artigo 170. Buscando divulgar a atuação e importância indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental”, informa a professora.

Sobre o projeto

O projeto foi criado em 2009, devido ao grande número de animas de rua, resultado principalmente do abandono e maus tratos. As palestars ministradas nas escolas aborda temas como “O que é guarda responsável?”; bem-estar animal”; zoonoses; educação ambiental; cuidados veterinários; importância da castração; razões do abandono; benefícios da convivência com animais de estimação; legislação e políticas públicas; e pets não convencionais.

“A expectativa na realização destas ações é que as pessoas atingidas se conscientizem sobre a importância da prática da guarda responsável de animais de estimação para o bem-estar animal, humano e ambiental”, comenta.

Dados do segundo semestre do Programa Amicão

  • Orleans: 17 de setembro – 36 crianças – 1º ano do Colégio Unibave;
  • Treviso, 22 de setembro – 558 crianças – Escola de Ensino Fundamental Maria Brogni, Centro de Educação Infantil Noé Abatti e Colégio Estadual Udo Deeke;
  • Nova Veneza, 29 de setembro – 101 crianças – Escola Vitor Savi e Escola Municipal Libero Ugioni
  • Criciúma, 4 de outubro – 80 pessoas – Praça Nereu Ramos;
  • Lauro Muller, 8 de outubro – 150 pessoas – Praça Central;
  • São Ludgero, 10 de setembro – 450 pessoas – 3ª ao 5ª ano EF Colégio Henrique Buss;

Ações agendadas

Dia 18 de novembro, em Morra da Fumaça, em Escola;

Dia 19 de novembro, em Orleans na Praça Celso Ramos das 8h30 às 11h30;

Finalizando as atividades dia 3 de dezembro, no município de Jaguaruna.

UNIBAVE

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-