13 junho 2024 - 9:35
- Anúncio -

Programação da Semana da Cultura Indígena recebeu 240 estudantes no Museu ao Ar Livre

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, recebeu um total de 240 estudantes do ensino fundamental, de quatro instituições do município. Os alunos participaram da programação da Semana da Cultura Indígena, realizada de 17 a 23 de abril.

As Escolas de Educação Básica Lauro Pacheco dos Reis, Cônego Santos Sprícigo, Oratório e o Colégio Unibave participaram da ação educativa Casas Subterrâneas, quando foi construída uma réplica de uma casa subterrânea utilizada pelos povos Kaigang e, ainda, de um acampamento utilizado pelos Xoklengs, que habitavam a região de Orleans.

Os visitantes, acompanhados dos professores, participaram de uma conversa sobre as habitações indígenas, abordando os vários tipos de construções. “Construímos no espaço do Museu uma réplica de uma casa subterrânea e de um acampamento Xokleng. Organizamos o ambiente com acervo indígena e com alguns tipos de alimentos que eram coletados por eles”, descreve a colabora do Museu, Rosani Hobold Duarte.

Após exploração dos espaços criados, as crianças tiveram a oportunidade de montar uma maquete no formato de casa subterrânea com objetos que representavam o modo de vida dos indígenas.

“Foi muito bom ver o brilho nos olhos das crianças que estavam participando da ação educativa. Foi perceptível que adquiriram muito aprendizado sobre a cultura dos povos originários da nossa região”, comentou Rosani.

Fonte: Unibave

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<