29 fevereiro 2024 - 3:09

Professores iniciam Formação Continuada no Unibave

Os docentes do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) iniciaram, nesta segunda-feira (11/07), a semana de Formação Continuada. Na primeira noite, além dos docentes e tutores da Instituição, professores do Colégio Unibave também participaram da palestra Currículo por Competências, ministrada pela professora e Coordenadora Pedagógica na Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza em São Paulo, Esmeralda Aparecida de Oliveira.

Conforme o pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd), Leonardo de Paula Martins, o currículo por competências foi implementado no Unibave em 2020, por meio do projeto pedagógico denominado Graduação Z, tento algumas inovações implementadas, como as disciplinas MIX e os projetos integradores e de extensão. “Neste período, algumas destas propostas já foram avaliadas e revistas. Neste ano, substituímos os projetos integradores e de extensão pelo autoestudo”, explica, lembrando que no próximo ano novidades devem ser implementadas.

O objetivo da atividade é aprofundar a temática e suas implicações no trabalho pedagógico. A professora Esmeralda, durante a sua palestra aos professores, disse que é necessário proporcionar aos alunos vivenciar a experiência. “Ele precisa entender o porquê de o conteúdo estar ali”, disse aos professores.

Ela exaltou que os acadêmicos devem aprender a fazer trabalho em equipe, ter o desafio de mobilizar todos para alcançar um resultado, já que não se faz nada sozinho. “O aluno precisa entender qual o papel dele no mercado de trabalho”, afirmou.

Antes da palestra, o vice-reitor, Luiz De Noni, e o pró-reitor de Administração e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Dimas Ailton Rocha, fizeram uma fala desejando um bom aproveitamento das atividades dos presentes na palestra. Mais cedo, no período da tarde, os coordenadores da graduação tiveram um momento de Oficina de Currículo por Competências, com a professora Esmeralda.

CPA

Antes da palestra principal da noite, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e coordenador do Curso de Administração, Rovânio Bússolo, apresentou os resultados da pesquisa de percepção, referente ao primeiro semestre de 2022. O professor apresentou em números gerais e lembrou que os dados estão disponíveis e serão estratificados por cada curso de forma detalhada durante as reuniões de planejamento.

Programação

A Formação Continuada segue nesta terça-feira e quarta-feira, com planejamento e reuniões pedagógicas. Hoje é a vez dos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

Na quarta-feira, serão os cursos de Administração, Design de Interiores, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-