“Eu criei amor por São Ludgero, deixo a Escola para assumir um projeto nos Estados Unidos, realizar mais um sonho de vida e profissional, com o desejo de retornar e viver os últimos dias em São Ludgero, frequentando o Grupo dos Idosos”. Com o objetivo acima e um total de oito títulos conquistados, o Professor de Educação Física, Rodrigo José Carbone, realizou na sexta-feira, 16 de setembro, seu último dia de trabalho frente à Escola Municipal de Futebol de Campo em São Ludgero, que integra as Escolas que fomentam as categorias de base em várias modalidades esportivas, viabilizado pela Prefeitura Municipal/Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME).
Emocionado e com muita gratidão esteve reunido com o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, para agradecer a oportunidade, o suporte disponibilizado para realizar o seu trabalho, ao longo dos anos, junto às crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.
Ele deixa a Escola Municipal com destino aos Estados Unidos, onde iniciará um projeto de futsal no Clube de Voleibol de sua irmã, Gabriela Carbone, o Willowbrook. Antes disso, irá para Itália com a finalidade de tirar a cidadania Italiana.
Carioca, passou a residir em São Ludgero em fevereiro de 2008 e assumiu a Escola Municipal de Futebol de Campo em janeiro de 2013. Em sua trajetória realizada, além do trabalho de base de conhecimento técnico em relação à modalidade esportiva, conquistou com os atletas oito títulos regionais. Além disso, Carbone foi idealizador, com vários apoios recebidos de duas edições do “Encontro de Craques”, da Copa Cidade de São Ludgero de Base, o funcionamento gratuito da Escola do Zico e a disputa nas categorias de base nas preliminares da Taça Cegero Adulto. Mesmo deixando a Escola Municipal, ele assumiu o compromisso de estar no município, anualmente, para a realização da Copa Cidade de São Ludgero de Base.
Carbone é casado com Eloiza Schlickmann Carbone, de São Ludgero, atleta consagrada verde amarela do voleibol feminino brasileiro, e tem dois filhos: João Victor Schlickmann Carbone, 17 anos, e Bernardo Schlickmann Carbone, 7 anos.
Ao falar sobre o trabalho realizado em São Ludgero, faz questão de agradecer ao ex-prefeito Volnei, a atual Secretária Maria, ex-diretora Arnete e seu esposo Nilo, que o convidaram para desenvolver o trabalho no futebol de campo. “Agradecimento ao atual prefeito Iba e a Secretária Maria Marlene que permitiram dar continuidade ao trabalho, o atual presidente da CME, Perin, o diretor Mores, o João Becker e todos os colegas de trabalho pelo apoio recebido”, enfatiza. O professor completa fazendo agradecimento também ao setor privado, empresários, autônomos, comerciantes, todos em geral, que apoiaram os projetos desenvolvidos ao longo dos anos para levar e elevar o nome de São Ludgero. “Perdão pelos erros cometidos sem nenhum tipo de má fé. É bom lembrar que muitas pessoas não sabem ou não entendem os motivos de algumas decisões tomadas pelos professores. Sempre estive aberto para o diálogo. Peço aos pais de todas as modalidades esportivas, não só o de Futebol de Campo, que continuem incentivando os filhos, como tem acontecido após a pandemia do Coronavírus. Afinal, a prática esportiva só gera algo bom, saúde, educação, disciplina e inclusão social”. Ao falar sobre a cidade de São Ludgero, conta que quando os amigos e parentes souberam que iria mudar de residência disseram que eu não aguentaria mais de dois anos. “Erraram. Eu tinha certeza que ficaria um longo tempo, criei amor e paixão por São Ludgero. Estamos indo para os Estados Unidos, mas no projeto está retornar e viver meus últimos dias aqui nessa terra com minha família e frequentando o Grupo dos Idosos”.
O presidente da Comissão Municipal de Esportes (CME), José Airton Perin, e o Diretor de Esportes, Edmilson Paulo Mores, fazem questão de agradecer o empenho e a dedicação do professor Carbone no desenvolver dos trabalhos ao longo dos anos. “Ele fez um ótimo trabalho de base e recebe o nosso muito obrigado de coração em nome das famílias de São Ludgero”, declaram.
A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, diz que o professor além do trabalho de base realizado com as crianças e adolescentes, contribuiu para que São Ludgero ampliasse sua visibilidade nacional na área esportiva. “Ele deixa um legado de bom trabalho, de vitórias e de implantação de projetos inovadores no esporte são-ludgerense. Gratidão ao Carbone pelo trabalho realizado”, resume.
Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, o professor Carbone com sua experiência profissional e no mundo do futebol de campo acrescentou em muito nos trabalhos e nas competições, bem como na implantação de projeto a exemplo da Copa Cidade de São Ludgero de Base. “Em nome da Gestão Municipal nossa gratidão ao professor Carbone e o desejo de muito sucesso e êxito nos novos projetos profissionais e de vida”, pontua.
Atualmente, o trabalho de base realizado pelo professor Rodrigo Carbone, envolve aproximadamente 80 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e mais uns 20 adolescentes até 17 anos.
Títulos conquistados no período:
2013 – Campeão Sub 15 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2014 – Campeão Sub 18 e Vice-campeão Sub 11 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2015 – Campeão Sub 11 e Vice-campeão Sub 13 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2016 – Campeão Sub 11, Campeão Sub 13 e Vice-campeão Sub 15 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2017 – Campeão Sub 17 e Vice-campeão Sub 11 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2018 – Campeão Sub 13 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2019 – Campeão Sub 11 e Vice-campeão Sub 15 – Liga Amadora Verde Vale de Futebol
2020 e 2021 – não teve competição regional devido a pandemia do Coronavírus
2022 – O Sub 11 é líder na disputa da Liga Amadora Verde Vale de Futebol faltando duas rodadas para terminar a primeira fase. No Sub 11, Sub 13 e Sub 15 estão classificados e o Sub 17 é vice-líder faltando uma rodada para acabar a primeira fase
Projetos desenvolvidos:
2008 – Primeiro Encontro de Craques com a presença de Tafarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Mauro Galvão, Silas, Vampeta, Márcio Santos e Viola.
2009 – Segundo Encontro de Craques com a presença de Bebeto, Viola, Júnior Baiano, Ailton, Djalminha, Benjamin (Futebol de Areia) e atores globais.
2011 – Idealizador das disputas nas categorias de base do Campeonato Municipal de Futsal, Taça Cegero, nas preliminares do Adulto.
2012 – Inauguração da Escola Zico 10 em São Ludgero com a presença do craque Zico – projeto que permaneceu sem custo para o município e os pais por 4 anos
2016 – Idealizador da Copa Cidade de São Ludgero de Base – com a quinta edição realizada em 2022 e que reúne durante 7 dias mais de 50 equipes de clubes e escolas de todo o Brasil
Fonte: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação