15 julho 2024 - 8:07
- Anúncio -

Primeiro caso de dengue é registrado em Urussanga

Trata-se de um caso importado. Jovem estuda em Florianópolis, onde teria sido infectado.

O município de Urussanga confirmou nesta semana, o primeiro caso positivo de dengue. No entanto, trata-se de um caso importado, que é quando a pessoa viaja para outra localidade e volta infectado. O paciente estuda em Florianópolis, e permanece em Urussanga apenas nos finais de semana. Na última vinda, apresentou sintomas, foi ao hospital, e posteriormente comprovou a infecção via exame particular.

“Mesmo tratando-se de um caso importado, é preciso atenção. O alerta quanto a dengue continua, e os sintomas não devem ser ignorados, principalmente por quem viajou para algum local com incidência de casos recentemente”, lembra a Secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Roberta De Bettio, os cuidados devem ser frequentes para evitar possíveis locais que acumulem água e possam trazer focos para o município. “Urussanga está livre de focos, mas o cuidado deve continuar. Evite deixar água parada no quintal. Vire latas, tampe caixas d’água e garrafas, elimine qualquer ponto que possa acumular água e transformar-se em criadouro do  Aedes aegypti”, destaca.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38°C;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Por Ana Paula Nesi: Assessoria de Comunicação – Município de Urussanga

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<