20 setembro 2021 - 10:15
- Anúncio -

Prefeitura de São Ludgero realiza manutenção e melhorias na ponte Adolfo Schlickmann

A ponte liga as margens do rio Braço do Norte, no centro da cidade, foi construída na década de 70.

Com o objetivo de dar manutenção, realizar melhorias oferecendo maior segurança aos pedestres e também cumprir decisão em ação civil pública a Prefeitura de São Ludgero está investindo em torno de R$ 110.000,00 em obras na ponte Adolfo Schlickmann, que liga as margens do rio Braço do Norte, no centro da cidade, construída na década de 70. Os trabalhos iniciaram no mês de outubro de 2020 e a previsão é que sejam concluídos até final de fevereiro.

   O projeto foi realizado pela equipe técnica da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e contempla o tratamento de viga transversina com rachadura (cisalhamento), tratamento em armaduras expostas em diversos pontos nas peças estruturais da ponte, recuperação de contenção na cabeceira na Margem Direita com pedra argamassada, limpeza dos aparelhos de neopreme, reacomodação de cabos, canos e conduítes fixada na lateral da ponte, limpeza e recolocação da tubulação de captação pluvial na extensão das pistas em ambos os lados, execução de pisos podotáteis, direcional em ladrilho hidráulico nos passeios (passarelas da ponte) e aumento do guarda-corpo em 50 centímetros para adequação das normativas do Departamento de Infraestrutura do estado de Santa Catarina (Deinfra).

     Para concluir os trabalhos, previsto para o mês de fevereiro, falta a execução dos guard-rail nas cabeceiras, instalação de placas em ambos os lados com indicação de extensão, capacidade de tráfico (peso) e nome da ponte. A empresa Size Comércio e Serviços para Construção Civil Ltda. foi a ganhadora do processo licitatório e está executado as obras.

     O Engenheiro Civil, responsável pela fiscalização durante a execução das obras, Cláudio Dandolini, pontua que o investimento feito contribui para a manutenção do patrimônio público, que pelo levantamento histórico aponta para 50 anos, e também atende a solicitação feita pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. “A fiscalização aconteceu em várias pontes da região e no caso da ponte Adolfo Schlickmann ter sido municipalizada coube a Prefeitura realizar a manutenção, aproveitando para realizar melhorias”, enfatiza.

     O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que a manutenção e melhorias são importantes para manter o patrimônio público em bom estado de conservação. “Após inaugurarmos a nossa segunda ponte, ponte Rosiney da Silva Walter, o Alemão do Frete, resolvendo por definitivo o problema das filas em horários de pico, estamos finalizando a manutenção e melhorias na ponte Adolfo Schlickmann para que continue servindo com segurança as famílias locais e todos que estão de passagem pela cidade”, resume.

Por Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-