28 maio 2024 - 1:30
- Anúncio -

Prefeito em exercício Mário Coan comenta Iluminação Pública em Orleans

Um setor que causa bastante problema e bastante reclamação da comunidade

Durante a Coletiva de Imprensa, o prefeito em exercício, Mário Coan, comentou entre outros assuntos sobre a Iluminação Pública em Orleans. Um setor que causa bastante problema e bastante reclamação da comunidade. Atualmente, Orleans tem 2.700 lâmpadas instaladas em localidades no município.

Sobre o assunto Coan comenta

“Quando a Cosip foi transformada em patrimônio do município, isso em 2015, na época o prefeito assinou aceitando. Foi em minha opinião um primeiro erro. Porque para receber esse patrimônio deveria ter sido feito um inventário e ter recebido dentro de uma tecnologia adequada naquele momento. O município recebeu material com 30/40 anos de existência. Totalmente depreciado fora de contexto.  Diante da realidade que as novas tecnologias são mais econômicas, mais baratas e eficiente.

O município então deu início a diagnostico, inclusive com a Celesc realizando um inventário. E agora cada vez em que é instalado mais uma lâmpada um projeto técnico é encaminhado. Não se trata apenas de querer colocar mais uma lâmpada” explica Coan.

Quando se criou a Cosip que na verdade foi para adequar a legislação do município. Pois há uma lei prevista na constituição federal em que toda pessoa natural ou jurídica estabelecida no município, com ligação de energia é contribuinte da Cosip, que não é, vale ressaltar, uma taxa. Explicou.

Com a criação da Cosip aconteceu uma pressão por parte da comunidade “estou pagando, quero uma lâmpada”.

Em fim, estamos com 2.700 lâmpadas espalhadas no  Orleans. Acredito que logo teremos mais lâmpadas no interior, uma parte em local que só acabam interferindo na fauna do que nos núcleos urbanos onde há fluxo de pessoas. É preciso lembrar que essa iluminação algumas vezes altera a natureza do bioma existente.

Parcerias

Com a Coorsel foi acertado com 20% do valor arrecadado, e a Cooperativa fornece toda a manutenção das 2.700 lâmpadas públicas no interior. Esta manutenção então deverá ser mais rápida, já que a cooperativa está mais próxima. O mesmo tipo de contrato deverá ser estendido a outras concessionárias permissionárias. Com a sobra o município seguira realizando, ampliando e renovando as tecnologias. Pontuou Coan.

Outros assuntos como investimentos em Educação as obras do E.E.B. Conego Santos Spricigo, localizada no Alto Paraná, investimento de mais de R$5 milhões. A ampliação da Escola de Ensino Básico Ranchinho, no bairro São Gerônimo, em Orleans, segue a todo vapor. Mais de 1 milhão de reais investidos nesta obra.

Pavimentações em andamento e projetos foram abordados na coletiva. São atualmente 10 obras em andamento e execução pela cidade, e todas elas fazem parte do Plano de Governo estabelecido para a cidade e são gerenciadas diariamente pela Secretaria de Administração.

O objetivo destas obras é entregar à população uma infraestrutura de qualidade, moderna e segura.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<