13 abril 2024 - 10:09
- Anúncio -

Porto de Imbituba comemora um início de ano com resultados expressivos

A Autoridade Portuária de Imbituba finalizou o mês de janeiro com excelentes resultados, a movimentação do Porto no último mês manteve números expressivos. A atividade portuária registrou a operação de aproximadamente 612 mil toneladas de cargas no mês, resultando em um crescimento de 19%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em janeiro, atracaram 25 navios, o que resultou em uma média de 24,5 mil toneladas por embarcação, demonstrando o recebimento de maiores volumes por operação. As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto e, dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram o coque de petróleo, hulha betuminosa, sal, soja, farelos de milho e de soja e contêineres.

“É Importante este desempenho que vem apresentando o Porto de Imbituba, que contribuiu para os resultados positivos de Santa Catarina em 2023 e já começa 2024 mantendo o crescimento”, avalia o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

“O Porto vem se consolidando como uma alternativa logística competitiva no cenário nacional, sendo que as condições climáticas favoráveis e a demanda represada favoreceram os bons números de movimentação para janeiro”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

Em 2024, a liderança das exportações (51,5% do total) vem acompanhada de alta de 36,2% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado em janeiro de 2023. No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 40% das operações, com acréscimo de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 8,5% da movimentação do Porto em janeiro, o que mostra uma queda de 2,8% na tonelagem da carga em relação ao mesmo mês do ano passado.

As principais cargas transportadas, no mês de janeiro, foram do segmento de granéis sólidos (89% do total). No ranking geral de movimentação, aparecem no topo: coque de petróleo, hulha betuminosa, farelos de milho e soja, contêineres, sal, milho e soja. Completam a lista, sulfato de sódio, cloreto de potássio, dentre outros. Está presente também o embarque de 574 toneladas de peças de um projeto de geração de energia eólica com desenvolvimento no estado do Ceará.

Segundo dados do Governo Federal, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 195 milhões de dólares neste primeiro mês de 2024.

O ano que inicia, prevê um crescimento de 5% em relação às atividades portuárias e de 8 milhões de toneladas em movimentação de cargas. Somado a isso e como parte do Planejamento Estratégico da SCPar Porto de Imbituba, são previstos investimentos estimados em mais de 96 milhões em obras e equipamentos e serviços de tecnologia da informação por parte da Autoridade Portuária, com ênfase no aumento da eficiência e na busca pela efetividade da relação porto-cidade.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-