10 novembro 2024 - 2:55
- Anúncio -

Palestras em empresas é uma das ações durante a campanha Outubro Rosa em São Ludgero

A prevenção e conscientização é objetivo não somente no Outubro Rosa, afirma a Presidente da Rede de São Ludgero

Quem transita pelas ruas principais de São Ludgero observa a decoração em rosa que tem por objetivo lembrar que estamos na campanha Outubro Rosa. Mês em que acontecem ações e eventos dedicados a conscientizar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce no combate à doença câncer de mama e colo de útero. Entre as ações realizadas estão palestras realizadas por meio de uma saudável parceria entre a Secretaria da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Embora em São Ludgero o Poder Público Municipal possua uma saudável parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, somado a apoios diversos, entre eles, o privado no acolhimento e prevenção durante todo o ano, neste mês de outubro algumas atividades alusivas como missa, pedágio e palestras fazem parte de uma programação especial.
A Secretária da Saúde, Morgana Rech da Silva, salientou que ao longo dos anos a parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer está contribuindo tanto no atendimento, bem como no trabalho de conscientização para a prevenção. “Estamos desenvolvendo palestras em empresas previamente selecionada com os profissionais da saúde e da Rede levando informações sobre a prevenção e o auto cuidado. É uma ação muito importante”, ressalta. Ela ainda pontua que o outubro ganha a visibilidade da campanha embora seja trabalhado nos outros meses. “Ela também frisa que as Estratégias Saúde da Família (ESFs) estão ofertando coleta de preventivo e solicitação de mamografia. Para a mulher que não tem disponibilidade de ir até unidade de saúde agendar, ela pode estar procurando o agente de saúde para fazer agendamento” salienta.
A programação da campanha Outubro Rosa em São Ludgero teve início no dia 2 de outubro com uma Santa Missa na Igreja Matriz. No dia 10 aconteceu a Noite das Massas, no dia19 um Pedágio Solidário e amanhã, quinta-feira, 24, a Tarde Rosa com pacientes e voluntárias com a realização dos Amigos do Rotary.
Segundo a presidente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Elisabeth Volpato, atualmente a entidade conta com 20 voluntárias. “O trabalho de conscientização acontece o ano inteiro. Sempre estamos compartilhando informações sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce no combate as doenças”, pontua.
Somente por meio da Rede Feminina de Combate ao Câncer são aproximadamente três mil atendimentos anuais que vão desde atendimento psicológico até apoio a paciente e familiares. Além da oferta de forma gratuita do exame de prevenção colo de útero e parcerias que auxiliam com descontos as mulheres a realizar o exame de mamografia.
A Assistente Social que presta serviço a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Valdira Matias, destaca a importância da prevenção de doenças, e comenta a importância da campanha Outubro Rosa. “A conscientização da população vai além da saúde feminina. Mas também alerta a comunidade para a prevenção masculina e da população adolescente, que conta com a vacinação contra a HPV disponível na rede pública e que atualmente não atinge 70% da população jovem do município”, enfatiza.
Diante da realidade é fundamental as parcerias saudáveis que possibilitem a realização de projeto e manutenção dos serviços, como por exemplo, o programa viabilizado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em andamento cujo tema é “Educar para Prevenir” que tem por objetivo cuidar a saúde de crianças e adolescentes. “Ampliar a divulgação e conscientização sobre a vacina HPV e sua importância na prevenção dos jovens e populações futuras é fundamental. Para isso todo um projeto com divulgação de folders palestras e orientações vem sendo realizado”, completa a Assistente Social.

Por: Gerciana Ascari -INS

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-