28 fevereiro 2024 - 10:21

Palestra de Leandro Puchalski abre a 14ª edição do Senpex no Unibave

“Mudanças Climáticas: Desafios e Perspectivas” é o tema central da 14ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Senpex), do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE). O meteorologista Leandro Puchalski ministrou a palestra de abertura com uma afirmação: “Aquecimento Global uma certeza da Ciência”. A palestra foi transmitida simultaneamente no canal do Youtube da Instituição, em que mais de 1.700 visualizações foram registradas.

A palestra, que durou quase duas horas, com ampla participação da plateia, abordou o Aquecimento Global e a Crise Climática. Quando o palestrante foi questionado sobre como ficará a produção de alimentos, disse que as mudanças vão exigir adaptações. “Não é o fim do mundo. Mas exige adaptação”, respondeu Puchalski. Dados científicos foram apresentados sobre a influência antropológica no processo e necessidade de mudanças na produção e na matriz energética. Apresentou exemplos das consequências da crise climática, como o furacão Catarina.

Conforme a coordenadora de pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo, a temática do seminário deste ano foi escolhida com objetivo de contribuir para o atendimento do Objetivo 13 do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Ação Contra a Mudança Global do Clima”. O evento busca conscientizar, debater e buscar soluções para minimizar os impactos das emergências climáticas”, afirma a professora.

A edição deste ano do Senpex tem patrocino do Sicoob, que antes da palestra apresentou seus produtos e o Portal de Educação do SICOOB.

Sobre Puchalski

Meteorologista formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Leandro Puchalski tem 49 anos e trabalha com previsão do tempo há 23 anos, com foco nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foi apresentador do tempo da RBS TV e da NSC e, atualmente, atua na Empresa Puchalski Meteorologia e Comunicação na qual trabalha com rádios, sites e redes sociais.

Apresentação artística

Antes da palestra de abertura, o Studio de Dança Trem em Movimento apresentou duas coreografias. Mauri Pacheco e Vitória Pacheco apresentaram “Tóxico” e a coreografia “Saudade”, em homenagem às vítimas de coronavírus e às vítimas do atentado à escola em Blumenau.

Sobre Senpex

O Senpex segue nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, com atividades organizadas em núcleos temáticos específicos, compreendendo palestras, oficinas práticas, mesas redondas dinâmicas e apresentações de pesquisas científicas.
A programação completa está no link.

Comunicação Unibave
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-