1 dezembro 2021 - 2:08

Os desafios profissionais no mundo em transformação e o Congresso Brasileiro de Agronomia

Kleber Santos, engenheiro agrônomo e presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab)

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), evento da Confaeab em conjunto com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC) está marcado para 19 a 22 de outubro, em Florianópolis (SC). Traz a discussão atual no cenário mundial de vez que sobre agropecuária é central para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata sobre os desafios do engenheiro agrônomo frente ao reconhecido destaque da agropecuária brasileira no cenário mundial – com atenção à dinâmica de impactantes transformações em que o Brasil deixou de importar para abastecer o mercado interno e ser um dos maiores exportadores agrícolas.

Em quatro décadas, o País aumentou a produção agrícola em mais de três vezes com pequeno incremento na área plantada. Resultado de vários fatores, inclusive das inovações tecnológicas adaptadas aos trópicos realizadas pela capacidade dos profissionais. Mas será que este profissional se sente parte dos ganhos auferidos pelo sucesso do agronegócio?

Com o tema central Os Desafios Profissionais no Mundo em Transformação, estamos trabalhando para que o imenso universo de atuação do engenheiro agrônomo priorize assuntos como, por exemplo, assistência técnica e extensão rural, bioeconomia, agricultura digital, defesa agropecuária, formação profissional, sustentabilidade, logística e infraestrutura, e cooperativismo. Além de tratar dos desafios para a profissão em mundo dinâmico que clama por perspectivas pós-pandemia.

A segurança alimentar e nutricional é ponto crucial e demanda fortalecimento dos processos de rastreabilidade, a produção com qualidade dos alimentos, distribuição para que todos tenham acesso, conservação e uso sustentado da agrobiodiversidade. Outro horizonte que demanda atuação do engenheiro agrônomo é a digitalização dos processos como fator fundamental para a agricultura produtiva e rentável. Mas há que se ampliar a conectividade no campo e proporcionar o acesso a todos os segmentos sociais.

Evento híbrido, com participação presencial – limitada devido à Covid-19 – e online, ocorre em momento crucial e traz esperanças na reflexão e definição de rumos para atuação em mundo em transformação. É um congresso para um mundo melhor.

Carolina Spricigo | Apoio Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-