As salas de aula das escolas municipais de Orleans terão um espaço exclusivo e especialmente preparado para a leitura. A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está se preparando para implantar os Cantinhos de Leitura. A iniciativa integra o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e visa fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida escolar. Nesta quarta-feira (23/04) é comemorado o Dia Mundial do Livro.
A formação dos profissionais que atuarão diretamente com os Cantinhos de Leitura foi concluída nesta terça-feira (22), em evento realizado no auditório da Secretaria de Educação. Participaram professores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica, que aprofundaram conhecimentos sobre práticas de letramento, mediação de leitura e estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.
“Estamos construindo uma educação de qualidade com base em planejamento, cuidado e responsabilidade. O incentivo à leitura desde cedo é um investimento no futuro das nossas crianças e da nossa cidade”, destacou o prefeito Fernando Cruzetta.
A adesão ao programa segue o cronograma do MEC, e permitirá o repasse de recursos para a montagem dos espaços literários. Cada sala deverá receber R$ 1.235, dos quais 30% serão destinados a bens permanentes e 70% para custeio. A previsão é que os recursos estejam disponíveis a partir de junho.
Para a secretária de Educação, Elisabete Menegasso Bagio, a formação marca um avanço importante na qualificação da rede. “Foi um momento muito rico de partilhas e aprendizado. O Programa LEEI nos ajuda a reforçar o papel fundamental da leitura desde os primeiros anos. Agradecemos o empenho de todos os professores e profissionais envolvidos. A leitura transforma e forma vínculos afetivos com o conhecimento”, disse a secretária.
Conforme o prefeito Cruzetta, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a educação de qualidade. Nos primeiros 100 dias de governo, a Prefeitura já havia zerado a fila de espera por vagas em creches, implantado turmas de pré-escolar em período integral, instalado ar-condicionado em salas de aula, recuperado unidades escolares e estabelecido novas parcerias educacionais com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
PRIMEIRAS ESCOLAS BENEFICIADAS
CEI Débora Laurentino, Corridas
CEI Recanto do Saber, Pindotiba
CEI Regina Chechetto Spricigo, Centro
EEB Martha Claudio Machado, Brusque do Sul
EEB Oratório, Oratório
EEB Otto Pfutzenreuter, Barra do Rio Novo
EEB Pe Ludgero Waterkemper, Taipa
EEB Professor Leopoldo Hannoff, Barracão
EEB Ranchinho Municipal, São Gerônimo
ASCOM – Orleans