13 julho 2024 - 10:18
- Anúncio -

Orleans: são esperadas mais de 200 pessoas para o “I Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência”

Autoridades do Estado, SAER, entre outros confirmam presença no evento que acontecerá entre os dias 1 e 2 de abril.

Faltam poucos dias para o Município de Orleans sediar o I Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência onde são esperadas mais de 200 pessoas.  O Centro de Vivências do Unibave será o palco deste encontro que acontecerá nos dias 01 e 02 de abril e que tem como objetivo aprimorar o desempenho técnico, melhorar a integração e promover discussões de boas práticas entre os profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência).

Entre as presenças confirmadas estão: a Secretária Estadual de Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto; o Diretor do Atendimento Pré Hospitalar Móvel de Santa Catarina, Dionísio César Medeiros; o Comandante do 1º Grupo de Bombeiras Militar de Orleans, Edson Freitas; o Superintendente de Urgência e Emergência de Santa Catarina, Sandro Fonseca; o Comandante da 2ª Companhia, Tenente Henrique Carrer Arent, entre outros.

Programação

01 de Abril (sábado)

8h – Credenciamento.

8h30 – Abertura Momento Cultural.

9h – Palestra Magna Integração dos Serviços de APH – Onde Estamos? Com Dr. Mauricio Lemos – Coordenador do Serviço de Operações Aéreas SAMU 192 SESA/PR Base Maringá. Mediador Giovanni Fernando Kemper – comandante do Batalhão de Operações Aérea do Corpo de Bombeiros Militar.

10h15 –  Coffee Break.

12h – Almoço.

13h15 – A importância da Central de Regulação Médica – Acionamentos, Campos de Atuação, Uniformidade de Ações, Daise Esswein Muller, Coordenadora do Serviço Aeroméxico do Estado de Santa Catarina (GRAU/SC), médica do SAMU mesorregião Florianópolis.  Mediador Dr. Henrique Alves: Advogado, Especialista em Direito Médico e da Saúde).

14h15 – Sangue Total no Atendimento Pré Hospitalar  Daise Esswein Muller.

15h – A Aeronave Arcanjo 01 no atendimento Pre Hospitalar – Tenente Coronel George de Vargas Ferreira (comandando do Batalhão de Operações Aéreas).

15h30 – Coffee Break.

15h15 – Responsabilidade Civil do profissional de atendimento Pré Hospitalar – Dr. Henrique Alves (Advogado, especialista em Direito Médico e da Saúde).

17h30 – Encerramento.

02 de Abril (domingo)

7h30 – Credenciamento

8h – Planejamento estratégico no atendimento aos desastres (incidentes com múltiplas vítimas).  Nerilton Boanerges – Professor convidado do Instituto Federal Catarinense e das Faculdades Censupeg e Herrero para os cursos de pós-graduação na área da saúde, instrutor de Atendimento Pré Hospitalar e primeiros socorros.

9h45 – Coffee Break

10h15 – Transporte de alta complexidade realizados com aeronaves de asa fixa – Giovanni Fernando Kemper – CMTE das Aeronaves Arcanjo do CBMSC. Mediador: Dr. Henrique Alves.

12h – Almoço

13h15 – Planejamento e preparação para o simulado no atendimento aos desastres com múltiplas vítimas – Nerilton Boanerges.

14h15 – O emprego da aeronave – SARASUL – Dr. Alexandre Ribeiro da Costa. Médico do SARASUL/SAER.

15h – Coffee Break

15h20 – Simulado de atendimento a desastres. Equipe integrada de urgência e emergência. Coordenação Nerilton Boanerges.

16h30 – Debriefing do simulado.

18h –  Encerramento.

Por Debora Legnani: Assessoria de Imprensa – PMO

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<