28 março 2024 - 10:43
- Anúncio -

Orleans realiza a IV Conferêncina Nacional da Educação

A prefeitura de Orleans por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (22/10), a IV Conferência Municipal de Educação – Conae. Este ano de 2021, a Conferência tem como temática “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, ocorrida de forma presencial no Centro de Vivência do Unibave com a participação de familiares dos alunos, comunidade escolar, professores, gestores e secretários escolares das esferas Municipal, Estadual, rede privada e do Ensino Superior.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maira Regina Luiz, a proposta da Conae é avaliar as metas estabelecidas no plano anterior e fazer reflexões sobre os avanços obtidos na Educação. A segunda finalidade segundo ela, busca debater novas estratégias de ensino que estejam dentro da realidade local e que, possam ser concretizadas no período de 2024-2034, conforme a elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação.
Este ano a Conae contempla três eixos de estudos que norteiam a elaboração das metas. O primeiro eixo versa sobre “Avaliação das Diretrizes e Metas, que foi conduzido pela Secretária de Educação, Maira Regina Luiz. O segundo discute acerca da tecnologia no ensino-aprendizagem em que o tema incita sobre , “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação”, ministrado pelo mestre em Educação, Edivaldo Lubavem Pereira.
E o terceiro trata estimula a “Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção”, debatido pela professora universitária, Miryan Debiasi.
Além disso, a Conae contou com a palestra do professor Maurício da Silva, secretário de educação do município de Tubarão que compartilhou experiências e novas expectativas para a Educação no momento contemporâneo.
Durante a plenária cada grupo debateu sobre os temas onde foram apresentadas contribuições para serem aprovadas. A próxima etapa acontecerá dia 30 de novembro de 2021 em Criciúma, que na ocasião serão discutidas os apontamentos e propostas a nível regional.
Destaca-se que durante a IV Conferência Nacional de Educação, fase Municipal fizeram-se presentes o prefeito Jorge Koch, vice Mario Coan, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Viviane Corrêa, a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação Josiane da Silva Celso, o Magnífico Reitor do Unibave Guilherme Valente de Souza, a Gerente Regional de Educação de Criciúma, Ronisi Cristina Guimarães, a vereadora Marlise Zomer representando o Poder Legislativo e a imprensa local que fez a cobertura do evento.
ASCOM de Orleans
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-