22 abril 2024 - 7:11
- Anúncio -

Orleans realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência Estadual de Assistência Social será realizada de 9 a 11 de outubro, em Florianópolis

O encontro aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, das 13 às 17h, no Centro de Convivência da Terceira Idade Emília Debiasi Pinter, localizado na rua Capitão Galdino Guedes, 210, no bairro Barro Vermelho.

O evento teve como tema central: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” tema abordado pela Doutora Fernanda da Silva Lima.

As conferências são o momento onde os usuários, com base em sua realidade, trabalham em propostas em nível municipal e estadual, discutindo as questões que são prioridades para essa política pública no estado.

Nos eventos são eleitos delegados que depois participam e apresentam sugestões na etapa nacional em Brasília.  Os delegados também vão debater os assuntos definidos nos cinco eixos como o financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços; programas e projetos; além de benefício e transferência de renda.

Os 295 municípios foram convocados pelo Conselho Estadual e devem realizar as etapas locais até o dia 15 de julho.

Diversas autoridades municipais marcaram presença na oportunidade, assim também como entidades locais. Entre as pessoas que fizeram uso da palavra o prefeito Jorge Luiz Koch comentou que é o momento para que Orleans possa discutir assuntos relacionados a Assistência Social em nível municipal, estadual e federal. “Nós percebemos pela plateia que há um número considerável de idosos, nós seremos um país de idosos em um futuro próximo, segundo o IBGE.  Por isso precisamos cada vez mais nos preparar e construir centros para nosso idosos, ” pontua.

O vice-prefeito Mario Coan, “quando falamos em Assistência Social lembro do fator que me fez envolver em política e pertencer ao Partido Social Democracia. Eu acredito que as pessoas em um país como o Brasil precisam muito da assistência do estado. Estas políticas nós temos que manter, porque tem por objetivo fazer inclusão de muitas pessoas que por algum motivo ficaram de fora, por motivos étnicos, financeiro e deslocamento social. Por isso a importância das políticas públicas atenderem as famílias desassistidas, desestruturadas, que necessitam de um maior auxilio do governo, ” salienta.

Roseli Moraes Silva, Secretária de Assistência Social e Habitação, inicia suas palavras agradecendo e afirmando que o momento é especial para o município com a realização da Conferencia. “Ter direito a Assistência Social, projetos e benefícios prestados por profissionais qualificados é fundamental. Queremos que esta conferencia seja um momento de construção de um movimento amplo em defesa do Sistema Único de Assistência Social, o “SUAS” ressalta ela.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC) definiram a data da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 9 a 11 de outubro em Florianópolis.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-