13 abril 2024 - 10:27
- Anúncio -

Orleans: Prefeito convoca reunião para avaliar ações após estragos

A noite do último domingo, dia 8, foi de reunir Secretários, Diretores Municipais, Defesa Civil, SAMAE, FAMOR, DEL, lideranças sociais entre outros representantes, em uma convocação extraordinária feita pelo Prefeito de Orleans Jorge Luiz Koch. O encontro que aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado à Rua Capitão Galdino Guedes no bairro Barro Vermelho, teve como objetivo avaliar as demandas e ações tomadas por cada responsável das pastas bem como orientar sobre os próximos passos, haja visto que os danos causados pelas fortes chuvas e enxurradas bem como as diversas doações recebidas por populares, entidades e organizações da cidade estão em destaque.

“O momento é de união, de trabalho em conjunto para que possamos reconstruir os locais que foram danificados, como pontes, casas, e dar apoio material e também psicológico às famílias que perderam seus pertences.  Desde ontem estamos 24h de plantão trabalhando, visitando locais, recebendo ligações em uma central que montando dentro da Defesa Civil, e temos certeza de que solucionaremos todas as demandas com a qualidade que sempre trabalhamos e também em um curto espaço de tempo ”, diz Koch.

Tendo como foco a união de todos, as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura trabalham em conjunto priorizando a colocação de pontes de acesso às comunidades e interior, desobstrução de barreiras, solucionando cabeceiras de rio, entre outros.

Já a Defesa Civil, FAMOR, DEL e a Secretaria de Serviço Social estão voltados ao recebimento de informações, visitar aos locais atingidos, residências, detecção de casas que possam sejam interditadas visando o bem-estar humano, checagem de muros que correm risco de deslizamento, e claro, acolher os que precisam de abrigo, receber e destinar as doações e demandas diversas. No que diz respeito à Educação e Saúde, os atendimentos tantos nos Postos de Saúde, quanto em Salas de Aula, seguem o fluxo normal.

No sábado foi declarado Situação de Emergência nas áreas afetadas do município por meio do decreto 5.605, desta forma, o Poder Público tem uma resposta mais rápida referente aos desalojamentos, perdas consideráveis em relação aos acessos aos bairros e localidades do interior onde são necessárias atividades de restabelecimento e reconstrução de pontes, bueiros, estradas, calçamentos, limpeza de muros residenciais e desassoreamento de leito de rios entre outros. Vale lembrar que todas as ações tomadas serão registradas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e demais documentos para que o Governo Estadual possa ter ciência e venha auxiliar nas demandas.

Telefones uteis:

Defesa Civil: (48) 3886 0163

SAMU: 192

Polícia Militar: 190

Polícia Civil: 197

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-