21 maio 2022 - 9:35

Orleans concorre ao Prêmio “TOP 100 Green Destinations”

Orleans está entre as cidades avaliadas para Prêmio “Green Destinations 2021” Votação popular acontece até dia 9 de fevereiro.

A Administração Municipal de Orleans reuniu a imprensa nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2021, para apresentar o Projeto “Green Destinations 2021”, onde o município concorre na categoria de votação popular a Premiação TOP 100 Green Destinations (destinos Verdes), na categoria Natureza e Ecoturismo.

O objetivo da premiação é reconhecer as práticas sustentáveis de turismo e gestão do destino Orleans – Encostas da Serras Catarinense. Votação popular que acontece até dia 9 de fevereiro. Para votar basta acessar Link: https://www.surveymonkey.com/r/BXK6HXZ

A consultora na Rede de Desenvolvimento Econômico Local para o turismo da Facisc, Aline Nandi. “Qualquer pessoa com acesso à internet e um endereço de e-mail, poderá votar para a cidade de Orleans com a história do MOV como a história destaque de sustentabilidade. Inicialmente, estamos nos movimentando para fazer entre 5 e 6 mil votos, que foi o teto de votos no ano passado nesta premiação”, explica.

O prefeito Jorge Luiz Koch ressalta  que quanto mais a gente conhece outros lugares mais vemos como somos referência nas belezas naturais.  A vida de uma cidade é longa e precisamos deixa-la preparada para o futuro e, para isso, não podemos abrir mão da sustentabilidade”, pontuou.

“ O Geen Destinations coroa a nossa ideia de desenvolvimento turístico sustentável e coroa o trabalho voluntário do MOV pela preservação da natureza. Isso demonstra ainda mais a importância de sermos responsáveis na hora de conduzir nossa cidade”, afirmou o vice- prefeito  Mário Coan  destacando  os esforços coletivos realizado para que este resultado fosse possível.

O secretário de Turismo de Orleans, Leomar Brugnara, afirma que o foco apartir de agora  é preparar a infraestrutura local  através de  recursos público, de iniciativas privadas e da sociedade civil organizada.

A participação de Orleans na premiação foi orientada pela Rede DEL Turismo por meio da FACISC, através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Orleans, que tem o turismo como eixo estratégico para a promoção do desenvolvimento econômico.

Entre os critérios da premiação, Orleans foi exitoso na apresentação de resultados e iniciativas locais em 30 temáticas indicadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e, como se não bastasse, ainda foi premiado com a história de boa prática local, apresentando o case de sucesso do MOV – Movimento Orleans Viva, na categoria Natureza e Ecoturismo.

A iniciativa, da Fundação Holandesa Green Destinations, coloca em destaque internacional os destinos locais que estão dando passos graduais e fazendo progressos em direção a uma indústria de turismo mais sustentável.

 

Saiba mais:

A Fundação Green Destinations é uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis com base na Holanda. A Green Destinations trabalha em conjunto com empresas de turismo e parceiros de mídia para tornar a oferta verde de destinos mais visível no mercado.

O DEL

Em 2011, a FACISC implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável. O programa, que já está implantado em mais de 40 municípios (em 6 estados federais) e se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, um conceito de desenvolvimento sustentável prazo estabelecido para esse fim.

Em 2019, a administração municipal de Orleans, contratou por meio da FACISC o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, a qual vem buscando enaltecer projetos que visam melhorar o crescimento do município em diversas cadeias produtivas.

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-