29 março 2024 - 5:12
- Anúncio -

Orleans comemora 137 anos de imigração italiana

Em 9 de janeiro de 1884, famílias davam início a sua trajetória e história que atualmente é preservada e lembrada pelos seus descendentes na Centenária Orleans e região.

A data de 09 de janeiro, marca os 137 anos da chegada das primeiras famílias vindas de Ala, na Itália, para a comunidade de Rio Pinheiros Alto em Orleans.

Em 9 de janeiro de 1884, famílias davam início a sua trajetória e história que atualmente é preservada e lembrada pelos seus descendentes na Centenária Orleans e região.

Conforme relatos do museólogo Walter José Debiasi “No dia 9 de janeiro de 1874, membros das famílias Debiasi, Zomer, PIzzolatti, Échele, Mattei, Volpato, Pinter, Orben, Coan, Bombazzaro, Montanha e Onofre aportavam em número de 166 pessoas do navio italiano Scrivia, que partira de Gênova, na Itália em terras brasileiras”.

Atualmente a comunidade de Rio Pinheiros Alto considerada o berço da colonização italiana da colônia Grão-Pará, lembra e resguarda esta trajetória, de luta e fé.   A data de hoje é de suma importância para a nossa história e para a memória de Orleans. Pois marca o primeiro grupo de italianos que chegaram a colônia e foram assentados, nas terras onde hoje fica a comunidade de Rio pinheiros alto”.

A comunidade de Rio Pinheiros Alto possui um grande acervo histórico como ferramentas e demais objetos oriundos dos colonizadores vindos da Itália.

É importante ressaltar, que essas famílias davam início naquela data a uma grande história, preservada pelos seus descendentes de diversos sobrenomes conhecidos na Centenária Orleans e Região, ainda nos dias atuais.

Atualmente na comunidade está localizado o Instituto Padre Vittorio Pozzo, o museu do imigrante a cemitério que guarda os restos mortais destes imigrantes. A passagem da data é lembrada e comemorada todos os anos na comunidade.

Por Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-