26 abril 2024 - 2:06
- Anúncio -

Orleans: Campanha de vacinação contra sarampo deu início nesta segunda-feira

Objetivo é alcançar pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos. Unidade São Lucas, e ESF’s São Francisco, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia estão abertos para a vacina

A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal da Saúde deu início nesta segunda-feira 10, à campanha de vacinação contra o sarampo de 2020, para alcançar crianças de seis meses a adultos com até 49 anos de idade.
No sábado 15, haverá o “Dia D” de vacinação, quando os postos de saúde estarão abertos das 8:00 às 17 h para facilitar o acesso dos pais e responsáveis. Para a imunização, basta se dirigir a um posto de saúde do município com a caderneta de vacinação, para que o profissional avalie a situação vacinal.
A responsável pela imunização de Orleans, Sara Pavei alerta que é de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira de vacinação. “Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida das pessoas”, afirma a diretoria de Imunização.

Saiba mais sobre o sarampo
O risco de transmissão da doença ocorre durante seis dias antes de aparecer o exantema (manchas na pele em decorrência do contágio com o vírus) e até quatro dias após, num período total de 10 dias. O vírus pode ficar incubado entre 7 e 21 dias antes de manifestar o exantema.
Os sintomas são muito parecidos com os de uma gripe. O sarampo é uma doença respiratória infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida de pessoa a pessoa, pela fala, tosse e espirro.
É extremamente contagiosa, podendo ser contraída em qualquer idade. Caracteriza-se por febre alta, mal estar, dor de garganta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo (exantema). Se apresentar algum sintoma é preciso procurar uma das Unidades de Saúde e/ou Pronto Atendimento 24h para avaliação.

Comunicação Orleans
spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-