25 abril 2024 - 5:50
- Anúncio -

Orleans: abertas as inscrições de chapas para a eleição do CONSEG

Estão abertas desde o dia 03 de março, a inscrição de chapas para a eleição da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Orleans. As inscrições se estendem até o dia 27 de março, e a eleição acontece no dia 06 de abril. (veja o edital completo ao final da matéria)

O que é um CONSEG?
Essa sigla significa “Conselho Comunitário de Segurança”, composto por moradores, estudantes e autoridades de uma região; todos os CONSEGs, por exemplo, têm a participação do comandante e do delegado titular da Polícia Militar, representando a segurança pública.
O CONSEG tem o objetivo de elaborar estratégias, discutir e acompanhar a segurança no bairro. Claro que quem participa desse Conselho não tem o mesmo poder que um policial, por exemplo, mas pode alertar às autoridades para tomar providências.
Toda a diretoria de um CONSEG é formada pelos membros do conselho.

Como um CONSEG funciona?
Todos os meses são feitas reuniões, com agenda anual definida previamente, em um edifício de uso comunitário.
Dependendo do caso, pode-se até dizer que na maioria das vezes, os alertas do CONSEG ajudam a polícia a ter uma estratégia melhor de policiamento e segurança no bairro.
Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, a segurança não se trata só de roubos ou criminosos, mas também de buracos em ruas, calçadas ou outros problemas do gênero. Tudo isso é dever da população e do Conselho Comunitário de Segurança avisar.
A participação dos moradores nesse conselho é a melhor forma de estreitar a relação entre a população e os órgãos de segurança; e é por isso que você também pode fazer parte.

Como você pode participar do CONSEG?
Se quiser participar dos encontros, não é preciso ser um membro do conselho, mas para eleger a diretoria é necessário.
Se quiser saber como participar de um CONSEG, basta ligar para a delegacia responsável pela segurança no bairro em que você reside. Como o delegado titular participa do conselho, ele pode ajudar você com informações mais detalhadas.

Estado de Santa Catarina
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Diretoria de Segurança Cidadã

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA ORLEANS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA
GESTÃO 2020 a 2022

O Presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Comunitário de Segurança de Orleans, Sr(a). Daniela Claudino, no uso de suas atribuições legais, deixa público e convoca os membros efetivos aptos para inscrição de chapas interessadas a concorrer às eleições da nova Diretoria do CONSEG, para mandato no período de março 2020 a março de 2022 conforme previsto no Regulamento dos Conselhos Comunitários de Segurança e o disposto no presente Edital.

Art. 1º – A eleição dar-se-á por votação ou por aclamação, a ser realizada no CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ORLEANS, Bairro CENTRO, no dia 06 de ABRIL de 2020, com início às 08:00 horas, findando até às 17:00 horas, impreterivelmente.

Art. 2º – Poderão votar os membros efetivos aptos a voto, observando-se o artigo 39 do Regulamento dos CONSEGs.

Art. 3ª – A votação se destina a eleger chapa completa mínima, conforme artigo 15 do Regulamento dos Conselhos Comunitários de Segurança, a saber:

Presidente;
Vice-Presidente;
1º Secretário(a);
2º Secretário(a);
Diretoria Social e Assuntos Comunitários;

Art. 4º- Serão aceitas somente inscrições de chapas completas, conforme Regulamento dos CONSEGs, disponíveis para consulta junto à Comissão Eleitoral abaixo designada.

Art. 5º – As inscrições das chapas serão efetuadas junto à Comissão Eleitoral, sito à rua JOÃO FELDMANN, BAIRRO SANTISTA, N 221, POLICIA MILITAR a partir do lançamento deste edital, impreterivelmente, até às 17:00 horas do dia 27 de Março de 2020, mediante preenchimento de requerimento, com a apresentação dos documentos exigidos para o pleito, a saber: Cédula de Identidade, comprovante de residência ou declaração de que trabalhe ou estude na área abrangida pelo CONSEG.

Orleans, em 03/03/2020

COMISSÃO ELEITORAL:

Presidente:
Rosimeri Burati Lago

Vice:
Annye Mayara Bitencourt Bagio

Secretária:
Giani Cechinel Loli Fontanella

Prefeitura de Orleans – SC

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-