26 fevereiro 2024 - 10:10

Operação Virtude: ação de combate à violência contra idosos alcança 3,5 mil pessoas com trabalhos educativos no estado

A Operação Virtude realizada em outubro no estado em combate à violência aos idosos teve 3,5 mil pessoas alcançadas em trabalhos educativos, 174 municípios abrangidos e a participação de 1,7 mil policiais e bombeiros. Houve ainda 34 prisões no em Santa Catarina neste período.

Em SC, os trabalhos integrados foram coordenados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e realizados pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC, durante os dias 2 a 31 de outubro. Foram apuradas 317 denúncias, duas vítimas foram resgatadas de abrigo e 450 diligências foram realizadas pelas polícias.

Houve ainda 2,8 mil atendimentos e 50 vistorias técnicas, 185 inquéritos policiais concluídos e remetidos com autoria e materialidade, 177 inquéritos policiais concluídos e remetidos sem autoria e materialidade, 15 medidas cautelares representadas e 191 medidas protetivas de urgências solicitadas.

As ações foram educativas, palestras, visitas a lares de idosos, fiscalizações, orientações sobre sinais, medidas protetivas, canais de acionamento para ajuda e formas de proteção, prevenção e repressão da violência contra a pessoa idosa.

A Operação Virtude é nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta terça-feira, 31, a SSP realizou uma avaliação e finalização da operação em Florianópolis com as Forças de Segurança, onde foram destacados os números, os trabalhos integrados e os atendimentos prestados em favor dos idosos, no estado. Também foram tratados pontos de melhorias e avanços para as próximas ações.

“A exemplo da operação anterior, a Shamar, de combate à violência contra a mulher, temos também que ter um olhar especial e cuidar dos nossos idosos. E nada melhor que isso do que a integração das forças de Segurança: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar, todos unidos e irmanados”, pontuou o secretário da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira, ao agradecer e parabenizar os policiais, bombeiros e servidores da SSP envolvidos na operação Virtude.

Fonte: ASCOM | Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-