28 março 2024 - 8:24
- Anúncio -

Novas Calhas do Museu ao Ar Livre são entregues

Em ato realizado hoje pela manhã (20/12), foi feita a entrega do restauro das calhas e das duas rodas d’agua do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). As tábuas das calhas que distribuem água para as unidades da ferraria, atafona, marcenaria e serraria precisaram ser trocadas, devido à degradação que sofreram pela ação do tempo.

O projeto de Conservação de unidades do Museu foi realizado com recursos repassados por um termo de fomento com a Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, no valor de R$ 50 mil. As obras de conservação na estrutura do Museu foram feitas, conforme orientações de preservação de bens culturais, ressalta a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, prestigiou o ato e ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico. “É preservando a nossa cultura e o nosso passado que vamos, cada vez mais, construir um futuro”, afirmou o prefeito. Ele classificou o Museu como o maior equipamento turístico da cidade que, se depender dele, sempre vai colaborar para manter o local. O prefeito ainda anunciou um novo termo do fomento para 2022, no mesmo valor para ajudar nas obras de conservação.

Para o atual termo de fomento, o Museu fez, em contrapartida, a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Orleans. O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, disse que é importante a parceria com o poder público municipal para manter a Instituição. “Precisamos unir forças para colocar Orleans no foco cultural e atrair mais pessoas para desfrutar da nossa estrutura turística e cultural, para fazer a cidade cresça se desenvolva”, declarou o reitor.

Assessoria de Comunicação Unibave

O que foi feito?

Foram trocadas toda a estrutura das calhas e restauro de duas rodas d’água. Todas as madeiras substituídas receberam tratamento, com a aplicação de cupinicida e hidro-repelentes, que ajudarão em sua conservação.

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-