Nadar em água fria pode melhorar a saúde. Um bom indicativo disso é o resultado que os nadadores Márcio Weber e Francismar Siviero conseguiram neste sábado (31/08), nas águas com temperatura de 15,3 °C, do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Ambos se conhecem há anos, mas a natação em águas abertas os aproximou. Além dos benefícios para a saúde e no desempenho físico, a prática de natação em águas abertas permite uma imensa integração dos atletas com a natureza.
“Seu corpo se acostuma. Você se acalma e percebe como é bonito nadar em um cenário com muito verde”, disse Márcio. Em condições frias, eles mergulham no Lago Guaíba, para trazer alívio e encarar os problemas do dia a dia.
Francismar é um nadador master experiente em provas de águas abertas. Já nadou travessias no Lago Maggiore, na Itália; Portimão e Cascais em Portugal; Punta Del Este no Uruguai e em Nice na França. Além de diversas competições internacionais, também tem no currículo o Oceanman Salvador, na Bahia; Travessia dos Fortes e Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro.
Após o treino, o grupo confraternizou com um churrasco, na ilha formada com as cheias e inundações que atingiram o RS. Os nadadores manifestaram preocupação com a necessidade urgente de realizar a dragagem e desassoreamento do Lago Guaíba.
No barco de apoio estavam Gustavo Brenner, Fernanda Oliveira e Álvaro dos Santos.
O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais promove ações de responsabilidade ambiental e inclusão social, em diferentes projetos em que atua. O objetivo do Projeto é contribuir para uma sociedade mais consciente e para um ambiente mais limpo, que sem dúvida, é um incentivo à prática desportiva. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br.
Colaboração: Soraya Siviero