12 abril 2024 - 8:08
- Anúncio -

Museu ao Ar Livre recebe homenagem na ALESC em comemoração aos 150 anos de imigração italiana no Brasil

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, foi uma das entidades homenageadas em sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em alusão aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, realizada nesta segunda-feira, dia 26. A proposta foi da mesa diretora da Alesc, e presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB). O reitor do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Guilherme Valente de Souza, representou a entidade na entrega da homenagem.

O Museu ao Ar Livre é mantido pelo Unibave e foi homenageado pela “exemplar dedicação na busca da preservação do acervo cultural-histórico do Sul de Santa Catarina, permitindo às futuras gerações o conhecimento da história da imigração italiana através de seu extenso acervo”. Do sul do Estado, além do Museu, foram homenageados os municípios de Cocal do Sul, Treviso, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande.

Para a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, o prêmio reconhece todo o empenho e dedicação do Museu em prol da preservação, conservação e comunicação do legado cultural dos imigrantes italianos e seus descendentes. “Ele reconhece os trabalhos realizados, não só na preservação do acervo, mas também das ações desenvolvidas pelos colaboradores que trabalham na Instituição. Demonstra que o trabalho que vem sendo realizado no museu tem relevância e devemos seguir neste caminho”, comentou.

Nadal relembrou a chegada dos italianos no Brasil e, em especial, ao estado de Santa Catarina. “Falar da imigração italiana em nosso estado é sempre motivo de satisfação pelo fato de que os imigrantes nos trouxeram referências na arquitetura, gastronomia, a raiz da agroindústria, sua cultura alegre que, além de movimentarem social e economicamente o estado, nos proporcionam festejos e animam nossa sociedade”, comentou.

O coordenador da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), saudou todos os descendentes e corpo consular da Itália nos estados do sul do Brasil, além de todos os representantes das artes e cultura italiana em Santa Catarina.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-