A Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), realizou nesta segunda-feira, dia 19, a primeira sessão do projeto “Orleans tem cine!”. “Azambuja – A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina” foi a atração desta tarde para alunos do Colégio Unibave, colaboradores e comunidade. Serão seis sessões, com agendas ainda para os dias 27 e 28, no Centro de Vivências. Escolas e interessados que queiram assistir aos filmes exibidos devem solicitar agendamento.
O projeto está sendo executado por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), e foi aprovado no edital municipal da Lei Paulo Gustavo no final de 2023. As exibições são uma contrapartida ao projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, a partir do qual a Instituição adquiriu um novo projetor. “O projeto vem para contribuir e fomentar a cultura local, dando acesso a filmes nacionais à comunidade orleanense, já que o município não dispõe de sala de cinema e nem todos têm a oportunidade de ir a outros municípios assistir a um filme”, argumenta a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.
O pró-reitor de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, acompanhou a estreia, desejando aos presentes uma boa sessão. Ele ainda lembrou que o filme exibido, nesta tarde, teve cenas gravadas no Museu ao Ar Livre, com a participação de pessoas da Instituição.
Os filmes que serão exibidos serão “Azambuja – A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, com sessões, além desta segunda-feira à tarde, no dia 27, às 19h, com duração de 1h45min, aberto à população e ao ensino superior.
Já nos dias 27 e 28, serão feitas quatro exibições do filme “O Último Índio”, com exibições às 9h e às 13h30. Escolas interessadas podem entrar em contato com a Instituição para agendamento pelo WhatsApp, (48) 99904-2739. A diretora do Museu ao Ar Livre lembra que as vagas são limitadas e que, no dia 28, as sessões são especialmente para os alunos atendidos pela Apae.
O que é a Lei Paulo Gustavo?
A Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), presta uma homenagem ao artista de mesmo nome, que morreu vítima de Covid-19, e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.
O governo federal fez o repasse na ordem de R$ 3,872 bilhões para Estados, Distrito Federal e Municípios para aplicação em ações emergenciais. No segundo semestre de 2023, a prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, abriu o Edital n° 02/2023 “Orleans Audiovisual: Dote de Uma Princesa” Lei Paulo Gustavo do município de Orleans, e o Museu ao Ar Livre, por meio da Febave, foi contemplado.
Fonte: Ascom/Unibave