18 setembro 2021 - 11:07

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel completa 41 anos nesta segunda-feira

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) completará 41 anos na segunda-feira, dia 30, mesma data do aniversário político administrativo do município de Orleans, que completa 108 anos. Para esse dia a entrada no Museu será gratuita e ainda estão previstas duas exposições.

O Museu abre às 9h, quando também iniciam as Exposições de Veículos Antigos de Orleans e a Exposição de Flores do Movimento das Mulheres Camponesas. A programação vai até às 17h30. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Boeger Dorigon, a exposição de flores, é voltada para mudas mais antigas, originárias da época da colonização.

Histórico do Malpi

O Malpi é o primeiro museu do gênero da América Latina, numa área de dois hectares. “É um ambiente natural, destacando o acervo proveniente da imigração europeia”, lembra a diretora Valdirene.

Inaugurado em 1980, o Museu teve como principal idealizador o Padre João Leonir Dall’Alba. É tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, como patrimônio cultural brasileiro, que destaca o modo de vida dos colonizadores no início do século XX.

As construções, são de características tradicionais e abrangem: capela, engenho de farinha de mandioca, estrebaria, galpão de serviços domésticos, cozinha de chão batido, casa do colono, cantina, meios de transporte, engenho de cana-de-açúcar, serraria pica-pau, oficinas artesanais, marcenaria, atafona, balsa, ferraria, monjolo e Centro de Vivências.

Além disso, também encontramos instalada nas dependências do Museu, a Casa de Pedra, que abriga o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), salas de exposições e Laboratório de Conservação e Restauração (Lacor).

Museu ganha nova identidade visual

Na terça-feira, dia 31, o Malpi faz o lançamento da nova identidade às 16h. A marca foi desenvolvida pela equipe de Comunicação e Marketing da instituição. “A nova identidade busca retratar a ambientação e apresentação ao ar livre do museu. É um dos seus grandes diferenciais, transmitindo a ideia de um museu vivo e em movimento”, afirma o coordenador de comunicação, Marcos Dalmoro.

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) é um sonho do Padre João Leonir Dall’Alba, concretizado ainda em vida pelo fundador. O local foi tombado como patrimônio histórico de Santa Catarina e Patrimônio Cultural Brasileiro.

Dia 02

Na quinta-feira, acontecerá a reabertura do espaço expositivo da Casa de Pedra, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). Haverá visitas guiadas para idosos e imigrantes haitianos, das 14h às 17h.

A ação é uma contrapartida do prêmio do edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Com a premiação, a Casa de Pedra teve o seu assoalho restaurado, sendo que o local recebeu um sistema de drenagem, com o objetivo de dar escoamento à água, que ficava represada embaixo da edificação, diminuindo a umidade.

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-