28 julho 2021 - 11:25

Museu ao Ar Livre é cenário para gravação de documentário da imigração italiana

A produtora Ara produções, de Araranguá, está produzindo um documentário sobre a imigração italiana do Sul do estado de Santa Catarina, via Lei nacional de Incentivo à Cultura. Nesta semana foram feitas gravações na quarta e nesta sexta-feira (16 e 18/06), nas unidades da ferraria e na casa do colono, dentro do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Foram simuladas cenas com atores sob a supervisão dos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon, que fizeram a pesquisa do filme.

As gravações começaram no dia primeiro de junho, e além do Museu ao Ar Livre, estão sendo usados como cenários locais nos municípios de Azambuja, Urussanga, Nova Veneza e museu ferroviário em Tubarão.

Segundo Josué Genuíno, que assina a direção geral e a direção de fotográfica do filme de média metragem, o documentário vai tratar de uma forma dramatizada da imigração italiana para o Brasil. “Em especial na região sul do país, ocorrida entre os anos de 1870 a 1900”, comentou. Segundo ele, as gravações devem durar até julho, já que as chuvas dos últimos dias atrasaram o trabalho de produção.

Segundo o museólogo Idemar Ghizzo, uma das fontes de pesquisa são os documentos da Colônia Grão-Pará, onde encontram-se os registros da empresa colonizadora. A roteirista do trabalho, Cecília Coelho, explica que a base foi uma coletânea de cartas. “O roteiro procura se conectar com o público de uma forma de emocional. São cartas de ficção, mas com base em situações reais”, relata, fazendo referencias de cartas que estão nos arquivos do museu. O roteiro traz relatos do como e porque os imigrantes vieram da Itália para o Brasil. “É romantizada, mas procurando uma fidelidade com a situação que aconteceram”, garante.

Ficha técnica

Diretor e diretor de fotografia: Josué Genuíno
Produtor e diretor executivo: Sandro Pagnan
Assistente de direção: Murillo Praxedes
Coordenador de Produção: Willian Gonçalves
Direção de arte: Bruna Speck
Assistente de câmera: Vitor Soares
Roteiro: Cecília Coelho e Bruna Speck
Assistente de arte: Cecília Coelho
Executivo: ARA Produções
Produção: Genuíno Films

Fonte: Ascom/Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-