17 julho 2024 - 6:32
- Anúncio -

Municípios se reúnem para discutir Rota da Imigração

O objetivo é unir os 12 municípios da região para desenvolver o turismo.

Urussanga- Prefeitos e representantes de nove municípios se reuniram na manhã desta segunda-feira, 17 de junho, na sede administrativa da prefeitura de Urussanga, para iniciar as conversações sobre a formação da Rota da Imigração.

A rota abrange 12 municípios por onde os imigrantes passaram e se estabeleceram. São eles: Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Treze de Maio, Grão-Pará e Orleans. Juntos, esses municípios já arrecadam mais de R$ 18 milhões em ICMS turístico e registraram um crescimento de 153% no fluxo de turistas em comparação a 2022.

O diretor de Turismo de Urussanga e idealizador do projeto, Willian Marques, destacou que esta iniciativa busca promover o turismo cultural e histórico, valorizando o patrimônio único e as tradições mantidas ao longo de gerações de cada município. “Ao interligar esses municípios, o projeto incentivará o desenvolvimento econômico regional através do aumento do fluxo turístico e da valorização dos patrimônios culturais”, salientou.

O prefeito Jair Nandi ressaltou a importância do diálogo conjunto e mencionou que uma região é mais forte que uma cidade, destacando a necessidade da união entre os municípios. O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Felippe, grande incentivador do projeto, falou da importância de esses municípios estarem juntos para desenvolver toda a região no aspecto turístico e econômico. Já o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, afirmou que o município é parceiro do projeto e já se conscientizou da importância do turismo, implementando ações pontuais para integrar-se ao turismo regional.

O presidente da Instância de Governança Regional (IGR), Beto Ferreira, solidarizou-se com o projeto, levantou pontos importantes a serem trabalhados e mencionou que vai participar no fomento e organização da rota.

O próximo passo é uma análise de viabilidade de cada município e, posteriormente, firmar o acordo de colaboração entre os municípios da rota. Durante a reunião, foi entregue um projeto executivo completo para a criação e manutenção da Rota da Imigração.

Colaboração: Vanessa Matiola / Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Urussanga

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<