1 março 2024 - 9:38

Mulheres aprendem sobre cuidados com veículos e manutenção preventiva

Workshop foi promovido nesta semana pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)

No Brasil, do total de pessoas com Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) válidas, 35% são mulheres, ou seja, até março de 2021 o país contava com 25,8 milhões de motoristas mulheres. Os dados são de uma pesquisa do Departamento Nacional de Transportes (DNIT), realizado a partir de um mapeamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Porém, nem sempre assuntos como sistema de freios, suspensão, arrefecimento, lubrificação, sistemas de suspensão e rodas, de freios, de direção e de transmissão mecânica são de fácil entendimento. Para proporcionar às mulheres o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, o Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, o “Workshop Mecânica Básica para Mulheres”.

As palestrantes, Cíntia Cristina Rosa, Daiana Flavia da Fonseca, Fabiana Pasin e Brenda Toniazzo, explicaram sobre os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de geometria e balanceamento, entre outros. Elas também deram dicas de condução econômica, cuidados diários e orientaram sobre quando é necessário procurar uma oficina mecânica. “O mundo automotivo ainda é dominado pelos homens e isso muitas vezes intimida as mulheres. Com o workshop, uma ação anual do Núcleo, buscamos dar independência e segurança para elas, para que não precisem de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos”, comentou Daiana.

Para a contadora Andreia Pasin, da Master Contabilidade, o workshop foi muito válido para ter mais conhecimento das necessidades diárias do veículo, como saber sobre um aviso de pneu murcho, por exemplo, até a hora de trocar o óleo. “As palestrantes ensinaram como cuidar melhor do carro e como evitar problemas e gastos maiores. Consegui ter uma noção bem melhor a partir do que elas ensinaram e demonstraram através de conhecimento básico e da manutenção preventiva”.

A gerente financeira da Vettor Gestão Empresarial, Maristela Behne Campigotto, disse que o aprendizado foi ótimo e que levará várias dicas para o seu dia a dia. “Ter as meninas lá na frente falando conosco foi muito interessante. Elas entendem melhor nossa linguagem e também conhecem um pouco nossos medos. Ouvi-las explicando sobre cuidados simples que podemos ter para que a durabilidade do veículo seja maior, a importância da troca do óleo e da manutenção preventiva para que se ande com segurança e se evite maiores gastos com certeza foi muito esclarecedor. Foi uma noite diferente para aprender algo que é importante para nós, até para podermos chegar na mecânica e conversar com o profissional de forma mais clara e entender melhor o que ele fala. Me senti muito acolhida, gostei muito e nas próximas vezes quero participar de novo”.

As palestrantes ressaltam que outra intenção foi reforçar a importância da manutenção preventiva dos veículos. “O planejamento e a manutenção preventiva ajudam a economizar tempo e dinheiro e são importantes para evitar problemas em momentos inesperados. Além de cuidar do veículo, o motorista também estará cuidando da sua segurança”, enfatizaram.

MB Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-