A segurança escolar e o bem-estar de crianças e adolescentes das cidades de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio foram pauta de uma audiência extrajudicial promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta quarta-feira (26/4). O encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Jaguaruna, faz parte de um procedimento instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaguaruna para acompanhar e aprimorar as políticas públicas voltadas para a estrutura e o funcionamento escolar.
Entre as deliberações está a criação de um comitê para a realização de vistorias em todas as escolas das três cidades a fim de elaborar laudos identificando possíveis pontos vulneráveis. O comitê será formado por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e técnicos de planejamento urbano e obras das cidades.
Também ficou definido que serão promovidas reuniões com uma rede de proteção às crianças e aos adolescentes para a construção de mecanismos de identificação e soluções para evitar violência e isolamento de estudantes.
Para evitar a propagação do medo e do pânico, a ideia é trabalhar com as comunidades dos três municípios para que, em vez de propagarem notícias nas redes sociais, comuniquem aos órgãos de segurança qualquer possível ameaça para a devida investigação e apuração da veracidade das informações.
Participaram da audiência o juiz de direito diretor do foro e titular da Vara da Infância e Juventude; os prefeitos de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio; vereadores de Jaguaruna e Treze de Maio; comandante da Polícia Militar; delegado de Polícia Civil; representante dos Bombeiros Voluntários; conselheiras tutelares e secretárias de Educação dos três municípios; secretários e diretora de Obras e Planejamento Urbano dos três municípios; assessores jurídicos e psicólogos da área de Educação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Correspondente Regional em Criciúma