19 maio 2024 - 1:21
- Anúncio -

Maquetes de propriedades rurais sustentáveis serão doadas para escolas públicas

Num mundo com mais de 8 bilhões de pessoas, a produção de alimentos é mais que necessária para atender a todos. E mais do que isso, buscar alternativas menos impactantes ao meio ambiente. Esse foi o desafio proposto aos acadêmicos da 5ª fase de Agronomia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), que confeccionaram maquetes de propriedades rurais sustentáveis. Os modelos permanecem em exposição no corredor da Biblioteca e, na próxima semana, serão encaminhados para escolas públicas, como doação.

A acadêmica Maria Isabel Cláudino Jacinto, que participou de uma das sete equipes participantes, revela que foi necessário muito estudo para montar as maquetes. A proposta apresentada foi de uma propriedade que atua na suinocultura e na bovinocultura de corte, de forma sustentável. Para isso, foram construídos o biogás e implantado o sistema silvipastoril. “Construímos um biogestor, que realiza a queima de gás metano proveniente da decomposição dos dejetos dos suínos e transforma o calor em energia elétrica. Depois de um tempo, ainda temos o biofertilizante para ser usado como adubo orgânico. Acho que esse foi o nosso maior desafio, mas também foi uma forma de aprender como funciona”, comentou a estudante.

Na avaliação do professor que leciona a disciplina, Guilherme Doneda, o resultado foi surpreendente. “Foi entregue uma qualidade muito superior ao esperado”, elogiou. Ao todo, foram um mês e meio trabalhando para deixar tudo pronto e contando com a participação massiva dos colaboradores que gerenciam o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Idemar Ghizzo e Valdirene Dorigon. “Pedi para que eles desenvolvessem maquetes que representassem propriedades rurais sustentáveis, e fomos capazes de transformar a teoria em prática”, definiu Doneda.

A ideia agora é que as maquetes sejam doadas para instituições de ensino, com o intuito de que os alunos possam implementar, conhecer e conscientizar as pessoas sobre a produção sustentável de alimentos. Instituições interessadas podem entrar em contato com o setor de relacionamento do Unibave, pelo telefone whatsapp (48) 3466-5600.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-