19 outubro 2021 - 10:54

Mais uma rua pavimentada é entregue em Cocal do Sul

A Rua Francisco Possamai foi inaugurada nesta quinta-feira, com investimento de R$ 379 mil

Seguindo o cronograma de ações do mês de setembro, o Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Infraestrutura, inaugurou a pavimentação asfáltica da Rua Francisco Possamai, nesta quinta-feira (16). A via, que comtempla os bairros Guanabara e Brasília, possui 544 metros extensão e foi motivo de reivindicação por muito tempo pela comunidade. O investimento total foi de R$ 379 mil.

O ato, que ocorreu nesta manhã, contou com a presença de servidores, secretários, vereadores e da comunidade. “Toda a comunidade está sendo beneficiada com este asfalto de ótima qualidade, trazendo segurança no trânsito e tranquilidade aos moradores”, declara o secretário de Infraestrutura, Vaderlei Figueiredo.

Seu Acácio, representando os moradores, agradeceu pelo trabalho realizado em prol da comunidade dos dois bairros. “Estávamos sofrendo com o barulho ensurdecedor dos caminhões que por aqui passavam nas lajotas que estavam desalinhadas; hoje a administração está aqui entregando este trabalho e por isso a nossa gratidão, em nome da comunidade”, frisa.

Por trás do nome da rua: conheça a história de Francisco Possamai

Esta foi a segunda família a chegar. Composta pelo casal Francisco Possamai e Maria Casagrande e suas duas filhas, Paola nasci da na França e Vergínia, que nasceu no navio durante a viagem para a América. Aqui no Brasil o casal teve nove filhos: Paulina, Augusta Giullia, Ida, Esther, Clementina, Giovanni, Pietro, Antonio e Beniamino.

Antes de vir com a família, Francesco, ainda solteiro, em 1880, já havia estado no Brasil, acompanhado de seu irmão Antonio que aqui ficou aguardando a sua volta da Itália com a família, o que se deu uns três anos após. Voltou à Itália, onde havia deixado sua noiva Maria, afim de casar-se e a seguir foram para a França e Alemanha e daí vindo para o Brasil.

Aqui chegando com sua família, instalou-se, inicialmente, na localidade de Rio Galo, na casa de seu irmão Antonio. Mais tarde, construiu sua casa onde existe hoje o entroncamento da Linha Braço Cocal com a Linha Ferreira Pontes. Nessa época, Francesco ia para o Rio Galo todos os dias, a fim de construir barracos de ripas, feitos em dois andares, servindo como prevenção contra os ataques dos tigres, animais, ferozes e índios, pois eram comuns na região. Embora analfabeto, se deslocava até Pedras Grandes, onde trabalhava como instrutor na construção da estrada de ferro Dona Thereza Christina, pois era prático por haver exercido a atividade em ferrovias na Europa.

Francisco Possamai era natural de uma pequena localidade (Cenere) Município de Cison di Valmarino, na Província de Treviso, também no Vêneto Italiano. Era filho de Baptista Possamai e Maria Zunchette. Faleceu em 06.03.1916 com 71 anos de idade e foi sepultado no Cemitério de nosso Município.

Colaboração: Amanda Farias – Gerência de Transparência Prefeitura de Cocal do Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-