A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% destas crianças tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país, e há dados que sugerem que somente 7,5% cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
No município de Orleans o mês de maio também será marcado pela Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.
A psicóloga do CREAS, Giulia Grassi enfatiza “que no mês de maio também iniciam as capacitações às escolas e às unidades de saúde do município, a respeito de como os profissionais desses locais devem proceder quando uma criança ou adolescente revelam estar sofrendo alguma violência ou quando se há uma suspeita de violência”.
“ Agora em maio nós estaremos em parceria com a Secretaria de Educação fazendo nas escola um trabalho entre os alunos do 1º ao 9º ano com a distribuição de material educativos. Já para os adolescentes estaremos planejando outras atividades para orientar os mesmos. Além disso nós estaremos também fazendo a campanha de forma virtual com a publicação de conteúdos e imagens com objetivo de orientar e incentivar a denúncia na suspeita ou certeza de uma violência” explica .
Na programação também capacitações para os profissionais que atuam no município.
A campanha em Orleans será realizada através da Administração Municipal de Orleans por meio da Secretaria de Serviço Social juntamente com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Aquelas pessoas que suspeitam, conhecem alguém que passa ou passou por isso, o CREAS oferece atendimento particular e sigiloso mediados por profissionais extremamente capacitados que podem auxiliar neste momento.
O CREAS de Orleans funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 12hs e das 13h30 às 17h30.
Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Maio Laranja, que tem por objetivo alertar a sociedade para combater essa violência.