12 abril 2024 - 9:51
- Anúncio -

Luís Antonio Braga Martins retorna à presidência da SCPAR Porto de Imbituba

O Conselho de Administração da SCPAR Porto de Imbituba aprovou na quarta-feira (25) a nomeação do engenheiro Luís Antonio Braga Martins para a presidência da Autoridade Portuária do Porto de Imbituba. Braga tomou posse nesta quinta-feira (26) e substitui Fábio dos Santos Riera, que estava à frente da gestão da empresa estadual desde fevereiro de 2021, após sete meses na diretoria de Infraestrutura e Logística.

Além de um vasto currículo e experiência na área de infraestrutura portuária, Braga já havia comandado a gestão do Porto de Imbituba entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. O novo presidente é especializado em estruturas e portos, com mais de 30 anos de atuação em projetos portuários nacionais.

A passagem simbólica do cargo ocorreu nesta quinta-feira (26), no auditório do complexo portuário, com a presença dos colaboradores, diretoria executiva e do diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amim Salum Júnior. Durante a reunião, Riera entregou o Relatório de Passagem de Função, com os principais assuntos em andamento. Braga agradeceu, destacou a excelência técnica da equipe e que trabalhará em prol do fomento da infraestrutura e operações.

Dentre as prioridades de gestão, o presidente ressaltou a obra de recuperação e ampliação do Cais 3, que está prestes a iniciar e já representa o maior investimento da história da SCPAR Porto de Imbituba, com um aporte previsto de aproximadamente R$ 100 milhões. A melhoria, juntamente com a futura dragagem de aprofundamento do local, possibilitará o recebimento de navios maiores, equiparando a capacidade do Cais 3 a dos demais berços de atracação. Além disso, está na pauta a revisão do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto, para otimizar as áreas arrendáveis e a operação portuária, e a implantação do projeto “Porto Sem Parar”, com a automatização do acesso nos gates de entrada.

Na oportunidade, o funcionário Gabriel Escobar, representando os colaboradores, entregou um ofício com cinco considerações e solicitações dos empregados à nova gestão. Uma delas, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), referente à data base de maio 2022, é também uma das prioridades do novo presidente.

Currículo

Braga Martins tem experiência na área de Engenharia Civil, especialmente nas obras hidráulicas, de engenharia portuária, costeira e fluvial. Iniciou suas atividades profissionais em 1979 na PORTOBRÁS/Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). Foi chefe do INPH, de 1995 a 1999, e diretor de Obras Hidráulicas do antigo Departamento de Edificações e Obras Hidráulicas (DEOH), atual Secretaria de Estado da Infraestrutura, de 1993 a 1995 e de 1999 a 2002. Foi, também, secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras do Governo de Santa Catarina, entre 2002 e 2003, diretor de Projetos Especiais da Prefeitura de Balneário Camboriú (SC), entre 2003 e 2004, gerente técnico do Programa FONPLATA da Prefeitura de Florianópolis (SC), de 2004 a 2005, gerente de Engenharia do Porto de Itajaí (SC), de 2009 a 2010, assessor do secretário da Infraestrutura do Governo de Santa Catarina. Em 2010, cedido ao MT/DNIT na assessoria técnica da Superintendência Regional do DNIT/SC, de 2015 a 2018. Mais recentemente, entre 2019 e 2020, foi diretor de Planejamento e Gestão Orçamentária da Prefeitura de Balneário Camboriú (SC), exerceu a presidência da SCPAR Porto de Imbituba, entre 2020 e 2021, e atuou como diretor técnico da BRAGPORT Consultoria, até retornar à presidência da SCPAR Porto de Imbituba, em janeiro de 2023.

Colaboração: Setor de Comunicação Social – SCPAR

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-