24 abril 2024 - 4:10
- Anúncio -

Lindas apresentações dos alunos da Apae de São Ludgero no XII Festival Regional Nossa Arte

Os alunos da Apae de São Ludgero mesmo fazendo belíssimas apresentações durante o XII Festival Regional Nossa Arte, realizado no CTG Estância do Vale, em Braço do Norte, no dia 5 de junho, não se classificaram para a etapa estadual que acontecerá em Lages. Ao todo participaram do evento oito entidades da região das Encostas da Serra.

     A última edição do evento aconteceu no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em 2018, em São Ludgero. Normalmente acontece a cada três anos, mas diante da pandemia do Coronavírus, acabou sendo prolongado para cinco anos. O Festival Regional Nossa Arte proporciona por meio da dança, do teatro e da música: cultura, qualidade de vida e muita dedicação e empenho dos alunos e professores que passam meses ensaiando, criando e dando vida a ideias extraordinárias.

      Os alunos da Apae de São Ludgero participaram das 4 categorias disponíveis no evento e obtiveram os seguintes resultados:

– Dança Folclórica Brasileira (2º lugar) – com uma coreografia lindíssima intitulada “A diversidade Nordestina”, com um corpo coreográfico de 15 alunos representando através de um mix de estilos: o forró, o carimbó, a capoeira e o frevo, a riqueza da região nordeste do Brasil.

– Dança Contemporânea (4º lugar) – foi inspirada na história da pessoa com deficiência que através dos séculos passou por inúmeros movimentos, sofreu e lutou pela libertação e espaço em sociedade. Foi também composta por 15 bailarinos e recebeu o nome de “Do passado ao presente, entre lutas e vitórias”.

– O Teatro (2º lugar) – teve a interpretação da obra “A bailarina e o Soldadinho de Chumbo” que emocionou e encantou o público com toda a sua delicadeza e leveza. Uma história de amor, que mostra poeticamente a questão das diferenças e o preconceito que permeia esse universo.

– Música (3º lugar) – foi representada pelo aluno Lucas Fraga Donatto interpretando a canção “O tempo não apaga” de Victor e Léo.

     A diretora da instituição Apae de São Ludgero, Daniela Ouriques Nunes Vicente, e equipe agradecem a todos que colaboraram, torceram e prestigiaram os alunos durante o festival. “A nossa missão é dar apoio às famílias, direcionar melhorias na qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária”, enfatiza a diretora.

     O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, o Deputado Estadual, Volnei Weber, e os representantes da Federação Estadual das Apaes de Santa Catarina, Deridiel Anastácio, Márcia Marques Saibert e Stela Maris da Silva Nazário Correa, também prestigiaram o evento. A aluna da Apae de São Ludgero, Rúbia Warmeling, é autodefensora regional Encostas da Serra.

     O funcionamento do evento – O Festival Regional Nossa Arte acontece normalmente a cada três anos. Em  2023 contou com a participação de alunos das Apaes de São Ludgero, Armazém, Orleans, Braço do Norte, Rio Fortuna, São Martinho, Grão-Pará e Gravatal. Mais de 200 alunos mostraram seus potenciais por meio da dança e da música. O evento é competitivo e visa eleger através de um júri composto por 5 pessoas que deliberam 6 critérios os melhores de cada categoria.

Colaboração: Bertoldo Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-