O mundo celebra neste sábado, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, data que exalta a luta e as conquistas históricas femininas, mas também inspira reflexão sobre os muitos desafios ainda enfrentados na busca por direitos e igualdade.
A data, hoje bastante conhecida, foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mas teve origem no início do século XX, quando mulheres operárias lideraram protestos nos Estados Unidos e na Europa reivindicando melhores condições de trabalho e equidade de gênero.
Na Câmara de Vereadores de Orleans, a atuação das vereadoras Maiara Dal Ponte Martins, Mirele Debiase, Marlise Salvador e Genaina Coan Caciatori com apoio dos demais parlamentares, e somada à participação ativa e cada vez maior das orleanenses, resulta em projetos que viram leis, requerimentos e indicações ao Poder Executivo.
“A nossa prioridade será ampliar o debate sobre o combate à violência, o acesso ao mercado de trabalho, à saúde, o cuidado com as mães atípicas e sobre a necessidade de representatividade feminina na política”, diz o vereador presidente do Legislativo Joel Cavagnoli.
“Nós fazemos parte de um mundo em que as vozes femininas começam a se destacar. Historicamente, a política foi um espaço predominantemente masculino, mas as mulheres, ao longo das décadas, lutaram arduamente para conquistar seus direitos e sua participação nos espaços de decisão”, comenta a vereadora Mirele – PSDB.
“Cada uma de nós tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. A mudança começa com a coragem de se colocar em posições de poder e de fazer valer a nossa voz. O futuro da política é feminino. É nosso dever não apenas representar, mas também inspirar, abrir caminho para as próximas gerações de mulheres. Juntas, podemos garantir que a política do nosso país seja um reflexo de toda a sociedade, rica na diversidade e fortalecida pela equidade”. Destaca Genaina – PL.
“No Dia Internacional da Mulher celebramos nossas conquistas, mas também refletimos sobre os desafios que ainda enfrentamos para um equilíbrio entre homens e mulheres em espaços de poder. Conclui Maiara – MDB
As mulheres somam 51% da população brasileira, mas só foram eleitas uma presidente e oito governadoras em toda a história. Na Câmara de Vereadores de Orleans não é diferente: apenas quatro mulheres eleitas; e no Executivo temos a primeira vice prefeita eleita da história do nosso município, “Precisamos de mais mulheres tomando decisões e transformando realidades. Quando uma mulher entra na política, ela abre caminho para muitas outras”. Finaliza Marlise – PSDB.
Colaboração: Izabel Cristina Durante – Assessora de Imprensa