24 abril 2024 - 3:36
- Anúncio -

Lauro Müller celebra 66 anos de emancipação político-administrativa

O município de Lauro Müller completa nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, 66 anos de emancipação político-administrativa. No entanto, a história da cidade começou em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros que passavam pela Serra do Rio do Rastro descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes.

 Em seis de dezembro de 1956, foi promulgada a lei de criação do município. No dia 20 de janeiro do ano seguinte, a instalação foi concretizada. O primeiro  prefeito, Flávio Righetto, tomou posse no dia 12.

O nome Lauro Müller foi dado em 25 de setembro de 1905. A escolha trata-se de uma homenagem ao catarinense Lauro Severiano Müller. Ele foi quatro vezes governador do Estado de Santa Catarina, além de senador, deputado federal, embaixador, ministro da Indústria, Viação, Obras Públicas e Relações Exteriores.

Antes disso, recebeu vários nomes: Bom Retiro, Arraial da Mina e Mina dos Ingleses. Com área de 270,51 quilômetros quadrados, a cidade possui 14.919 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.

 A economia está vinculada principalmente à exploração de carvão. A beleza natural é um dos diferenciais de Lauro Müller. A beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve, são paisagens de rara beleza.

 

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-