11 julho 2024 - 3:50
- Anúncio -

Julho amarelo: equipe da Saúde está realizando testes rápidos nos grupos de idosos

Ao longo do mês, além da testagem, também está sendo feita orientação aos idosos sobre os riscos e prevenção da doença  

A Campanha Julho Amarelo visa a conscientização sobre as hepatites virais, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. E em Cocal do Sul não é diferente – as equipes de saúde estão trabalhando com orientações e realizando testagem rápida nos grupos de idosos não só de hepatites mas também de sífilis.

O teste para as hepatites B e C é rápido e feito de forma gratuita, encontrando-se disponível em todas as unidades de saúde, cujo resultado é imediato. A equipe da Vigilância Epidemiológica do município está indo nos encontros que acontecem durante a semana com os grupos da terceira idade.

A hepatite é uma doença silenciosa, portanto só é possível saber se tem, se realizar o teste. “Importante lembrar dos cuidados de prevenção, com o uso de preservativo, não compartilhar materiais de manicure e barbear, escovas de dente ou objetos que furem, devendo utilizar sempre materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos”, orienta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gilmara Correa Viel.

Vale lembrar que a vacina para a hepatite B está disponível nas unidades de saúde do município. Não existe ainda vacina disponível para a hepatite C, porém o tratamento é disponibilizado pelo SUS.

Amanda Farias  – Prefeitura de Cocal do Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<