13 abril 2024 - 10:35
- Anúncio -

Jovens em acolhimento, com óculos de realidade virtual, enxergam futuro na tecnologia

Os jovens em acolhimento atendidos pelo programa Novos Caminhos em Criciúma tiveram na última semana duas atividades voltadas para o mercado de trabalho e oportunidades no ramo da tecnologia. No último sábado (17/2), a atividade promovida foi uma Oficina de Tecnologias Imersivas, com a equipe do Senai Soluções Digitais e a equipe Alpha Scuderia, no laboratório aberto do Senai Criciúma/Escola Sesi. Participaram da oficina 32 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, dos abrigos Lar Azul, Florescer e Nossa Casa, de Criciúma, e do Instituto Primeiro Amor (IPA), de Araranguá.

Na oficina, a equipe abordou o trabalho com as tecnologias, a criação de jogos online, óculos de realidade virtual, treinamentos virtuais através dos VR e roupa de captura de movimentos entre outras atividades. A primeira edição desta oficina na região Sul aconteceu em agosto de 2023 com jovens em acolhimento da região de Tubarão.

A interlocutora de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) nas regionais Sul e Litoral Sul, Cintia Nowasco da Silva, afirma que a novidade para este ano foi a participação da Alpha Scuderia, que participa da competição F1 in Schools, através do programa Eu Voluntário, da FIESC. Ela explica que na oficina a equipe fez a recepção dos jovens e apresentou seu projeto e que, juntamente com as atividades da equipe do Senai Soluções Digitais, isso teve um impacto muito positivo nas crianças e adolescentes que não têm contato com tais tecnologias. “Nosso objetivo era despertar um olhar diferente para que lá na frente pensem em profissões e possam contribuir também para a nossa sociedade e a nossa indústria.”

Jeison Pandini, da equipe de multimídia do Senai Soluções Digitais, destaca que foi uma realização participar do evento e conseguir instigar nas crianças e adolescentes um grande interesse. “Quem sabe, despertar uma semente nessa área de jogos de realidade virtual, que é algo diferente para eles. E isso também ajuda a reavivar, em nós profissionais, algo que no dia a dia vamos perdendo, que é esse brilho e fascínio com a área de experiências imersivas. Agradecemos o convite e estamos abertos para outras edições.”

Também na última semana, 22 adolescentes participaram de um workshop sobre como montar um currículo e dicas para uma entrevista de emprego. A capacitação, promovida em 14/2, foi conduzida pelos profissionais da área de gestão de pessoas Daiane Ferreira Gomes e Darcioni Gomes, da SDF Gestão, e aconteceu no Senac em Criciúma.

De acordo com Daiane, a experiência com os jovens foi muito boa, tanto que conseguiram realizar com sucesso o que foi proposto. “Todos saíram com um currículo pronto para encaminhar a empresas e participar de processos de seleção”, relatou. A profissional ainda explica que, já de olho na etapa de seleção, deu dicas de comportamento, vestimenta e cuidados no preparo para uma entrevista.

O programa

O programa Novos Caminhos foi criado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

TJSC

 

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-