13 junho 2024 - 9:25
- Anúncio -

Jaraguá do Sul supera 140 mm em 24 horas, ultrapassando a média esperada para o mês

O último final de semana de abril foi marcado por fortes chuvas em diversas regiões de Santa Catarina, em especial entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a chuva ocorreu, por vezes, de forma intensa, acompanhada de temporais, raios e rajadas de vento.

De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), Jaraguá do Sul foi o município que registrou os maiores acumulados de precipitação, nas últimas 24 horas os volumes ultrapassaram a casa dos 140 mm, representando um pouco mais do volume esperado para o mês de abril na região.

A SDC havia emitido um Aviso de Observação no domingo, 28, o risco estava se apresentando como moderado para praticamente toda Santa Catarina, com exceção de partes do Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí que estavam com risco baixo. Entretanto, o sistema de chuva intensa acabou se confirmando um pouco mais ao norte do que os modelos estavam prevendo. A SDC através do serviço Nowcasting, acompanhou o deslocamento da frente fria através do Monitoramento e envio de Alertas Meteorológicos. Além disso, os radares meteorológicos de Chapecó e Lontas identificaram o deslocamento de intensas células de tempestade sobre a região de Ponte Serrada, no Oeste catarinense, e sobre a região de Jaraguá do Sul, no Litoral Norte.

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<