1 março 2024 - 10:07

IV Encontro Regional das Redes Femininas de Combate ao Câncer em Orleans

ara celebrar os 25 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer no município de Orleans, a entidade promoverá no próximo dia 05 de setembro (terça-feira) das 7h30 às 17h30, o IV Encontro Regional Sul das Redes Femininas, que acontecerá nas dependências do Orleans Tenis Clube. Para o encontro, além da presença da Diretoria da Rede Feminina Estadual, estão confirmadas mais de 25 redes e cerca de 300 participantes, vindas de municípios vizinhos como: Araranguá, Armazém, Balneário Rincão, Braço do Norte, Criciúma, Forquilhinha, Garopaba, Gravatal, Içara, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Muller, Orleans, São Ludgero e Tubarão. Também confirmaram presença, representantes de outras redes do estado, Caçador, Pomerode, São Bento do sul, Brusque, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Urubici.

Os participantes poderão conferir palestras, rodas de conversa, troca de experiências e socialização de conhecimentos na área da saúde, repassados por profissionais da área, como médico ginecologista, enfermeiro especializado em atendimento oncológico, nutricionista, psicólogo, educador físico, entre outros.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, fundada em 1998, ao longo destes anos, impactou e orientou cerca de 125 mil mulheres, além de realizar o atendimento totalmente gratuito para mais de 5 mil pessoas. Por ali, orientações, exames e consultas são realizados diariamente como por exemplo: Papanicolau, consultas de enfermagem, orientação para autoexame das mamas, encaminhamentos a ginecologistas/mastologistas, exames de mamografia, US mamas e US transvaginal. Além disso, a realização de palestras nas escolas, empresas e comunidades, com o objetivo de orientar sobre a importância da prevenção foram realizados. Alunos entre os 9 e 14 anos, bem como seus familiares são orientados sobre a realização da vacina HPV. A rede também incentivou a criação da Rede Masculina de Combate ao Câncer que funciona na mesma sede, localizada no bairro Rio Belo.

Além destes, a rede promove o auxílio e acolhimento às pacientes acometidas com câncer, tendo psicólogos, massoterapeutas, aulas de yoga, tudo em parceria com clínicas e profissionais especializados do município. Há ainda o auxílio às pacientes em vulnerabilidade social, com o auxílio para exames, medicamentos, combustível, e até doação de cestas orgânicas e básicas, bem como agasalhos, cobertores e fraldas descartáveis. Atualmente 56 mulheres são voluntárias que doam tempo e talento com muita responsabilidade, carinho e amor, visando a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a qualidade de vida de pacientes de todas as idades.

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-