Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, os catarinenses demonstraram uma maior intenção de compras de bens e serviços no Natal. O estudo concluiu que a expectativa de gasto médio para o Natal em Santa Catarina em 2023 ficou em R$ 689,18, alta nominal de 30,5% frente a 2022. Ao considerar a inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses, há aumento real de 24,0% em relação ao ano anterior.
A pesquisa conclui que as compras de fim de ano devem trazer impactos positivos para o setor de bens e serviços. A pesquisa indica que os presentes mais procurados serão os de: vestuário (35,9%), brinquedos (21,5%), calçados (16,3%) e de artigos de perfumaria e cosméticos (10,1%). As compras serão direcionadas principalmente para os filhos (25,6%), os pais (19,9%) e/ou os cônjuges (13,2%) dos consumidores.
A compra presencial continua a ser a opção da maioria dos catarinenses (74,4%), sendo o comércio de rua o local mais procurado pelos consumidores na hora da compra (51,7%), seguido da Internet (24,0%) e das lojas de shopping (20,5%).
Já no que diz respeito ao gasto médio por tipo de presente, os itens com maior valor agregado foram registrados em assessórios para “Carro/moto” (R$ 3.020,00), “Informática” (R$ 1.744,52), “Cama/mesa e banho” (R$ 1.630,91), “Eletrônicos” (R$ 1.487,33) e “Móveis/decoração/utilidades domésticas” (R$ 1.429,23).
Por fim, a pesquisa ainda identificou que dentre os consumidores que possuem algum animal de estimação em suas residências, 56,8% pretendem adquirir algum produto/serviço para o pet que não é habitualmente comprado no resto do ano.
O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca que o Natal é o período mais aguardado para os comerciantes e as empresas de serviços. “Nos últimos anos, os setores tiveram desafios por conta da pandemia e agora há sinais de recuperação. Datas como o Natal giram a economia do mundo inteiro e em Santa Catarina não poderia ser diferente. Porém, aqui temos um diferencial. Nesse período, que se estende até o Réveillon, além dos moradores, os turistas também aumentam o consumo de bens e serviços”, enfatiza.
Procon orienta cuidados na hora das compras
O Procon/SC, vinculado à Sicos, está sempre à disposição para orientar os consumidores em relação aos seus direitos, principalmente nessa época do ano. A primeira dica é sempre resistir aos impulsos e ter cautela na hora das compras, evitando o endividamento desnecessário.
Segundo a Gerente de Relações e Defesa do Consumidor do Procon, Adriane Lajus, a principal informação é ficar atento à política de troca das lojas, pois as mesmas não são obrigadas a trocar por gosto, tamanho, cor ou modelo. “Porém, muitas autorizam trocas por conta de regimentos internos da companhia”.
Já a Gerente de Municipalização, que exerce a função de coordenadora no Procon, Maíra Gonçalves Pereira, as compras online também merecem atenção. “Esteja atento ao site de compras para saber se aparece a “https” na barra de endereço. A letra “S” garante que a página é criptografada. Também é importante conhecer sobre o direito de arrependimento, de 7 dias para compras online”, enfatiza.
Outras dicas são: desconfiar de preços muito baixos, comparar valores, pensar bem antes de parcelar, exigir nota fiscal, ficar atento à qualidade do produto ou serviço e conhecer e pesquisar o fornecedor.
O Procon possui diferentes canais de atendimento, o atendimento presencial, o portal consumidor.gov, o número 151 e atividades de fiscalização, reclamações no órgão de consumidores em todo o estado.
Sobre a pesquisa da Fecomércio
A amostra foi de 2.100 pessoas entrevistadas, no período entre os dias 07 e 17 de novembro de 2023. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes.
Colaboração: Pablo Mingoti – Governo SC