26 fevereiro 2024 - 10:35

Inicia terraplanagem para instalação de Usina de Asfalto do CIM-AMREC em Forquilhinha

Inicia terraplanagem para instalação de Usina de Asfalto do CIM-AMREC em Forquilhinha

Iniciaram os trabalhos de terraplanagem num terreno de 12 mil metros quadrados, no bairro São José, no município de Forquilhinha, onde será instalado a Usina de Asfalto do Consórcio Multifinálitario da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). A usina é fruto de um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Programa SC Mais Asfalto, com investimento de R$ 8,7 milhões e que atenderá os municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá.

O objetivo do programa é dar mais agilidade à manutenção das vias públicas, possibilitando a pavimentação de ruas pequenas ou a execução de serviços mais simples de forma rápida. Os equipamentos para usina já foram adquiridos por licitação, totalizando 19 itens, como o equipamento que produz o pavimento, os tanques de emulsão, três caminhões, fresadora, pá carregadora, vibra acabadora e equipamento de pintura asfáltica.

O presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Claúdio Gonçalves, o Neguinho, comenta que será um programa específico, via Consórcio, onde serão atendidos os três municípios. “A usina terá uma capacidade para 120 toneladas por hora de pavimentação e vai ser de grande valia não só para Forquilhinha, mas para Maracajá e Nova Veneza”, comentou o prefeito.

A previsão é que ela esteja instalada e em funcionamento no primeiro semestre de 2023.

Escavadeira

Ainda por meio do CIM-AMREC, o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado, disponibilizou uma escavadeira. O equipamento está em uso pelos doze municípios da AMREC num sistema de rodízio para auxiliar os municípios em obras. A manutenção do equipamento corre por conta do Consórcio e o equipamento está sendo usado há três meses, já sendo utilizado pelos municípios de Cocal do Sul, Forquilhinha, Treviso, Nova Veneza, e essa vai trabalhar em Siderópolis.

Para o presidente do CIM-AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, os trabalhos seguem buscando o desenvolvimento regional. “Estamos promovendo o desenvolvimento para região carbonífera com a usina de asfalto, os trabalhos com a escavadeira, o Sarasul e o certificado do SISBI. São ações conjuntas com os municípios, que diminuem os custos e agilizam os trabalhos, proporcionando realizar mais com menos”, destaca o Fernando.

Ainda essa semana, o Consórcio certificará a terceira agroindústria da região com o Certificado de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Fonte: Amrec

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-