4 agosto 2021 - 8:57

Inaugurada Escola Professora Sara Bom Moretti em Siderópolis

Em um evento restrito, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foi inaugurada oficialmente, na manhã de sábado, 19, a Escola Básica Municipal Professora Sara Bom Moretti. A estrutura, localizada entre os bairros Vida Nova e Dona Sebastiana, em Siderópolis, conta com seis salas de aula, mais de 850 metros quadrados. O ambiente vai atender mais de 150 crianças, do ensino infantil e fundamental.

Foram investidos mais de 1 milhão com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), emenda parlamentar dos deputados estaduais, João Amin e Luiz Fernando Vampiro e recursos próprios. “É um grande avanço para a educação de Siderópolis. Também climatizamos e revitalizamos todas as escolas da rede de ensino municipal. Me sinto orgulhoso, é um sentimento de dever cumprido. Sem contar a merecida homenagem a grande educadora Sara, que fez parte da minha vida escolar e de muitos sideropolitanos”, destacou o prefeito de Siderópolis Hélio Cesa, o Alemão.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito de Siderópolis, Xande Feltrin, vereadores, além de secretários municipais e profissionais da educação.

Sara Bom Moretti

Professora Sara Bom Moretti mais conhecida como Dona Inês, nasceu em 8 de abril de 1920, no município de Urussanga, filha de Humberto Bom e Teresa Salvador.

Em 1943 casou-se com Mário Moretti, de cujo casamento tiveram de 10 filhos: Mário, Márcio, Milton, Méricles, Margareti, Miguel, Mirian, Mirces e Mônica; 23 netos e 7 bisnetos.

É proveniente de uma família de professore, que começou com o seu avô Giovane Salvador, depois Professora Sara e agora os filhos Méricles, Mirces e Mônica.

A Professora Sara iniciou sua atividade no magistério, em Siderópolis, onde foi a terceira a professora a lecionar no município, trabalhando por 27 anos no magistério, quando então se aposentou.

Alvo de admiração unânime, ficou conhecida como uma das mulheres mais cultas de Siderópolis. Era uma incansável leitora, onde lia no mínimo 12 livros por ano. Possuía uma preciosa biblioteca em sua casa, contendo mais de mil livros. Sempre que alguém precisava fazer uma pesquisa, procurava pela Professora Sara pois além de seu acervo, tinha muitos conhecimentos e uma memória invejável.

Sara Bom Moretti faleceu no dia 19 de junho de 2017.

Diretoria de Comunicação – Prefeitura de Siderópolis

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-