O Sistema Tele+Saúde foi implantado na primeira Unidade de Saúde (ESF Centro), em 25 de março de 2024 e segue com a implantação de forma gradual nos demais bairros. Este é um novo método de agendamento de consultas médicas e odontológicas, renovação de receitas e processos de medicamentos dos pacientes, que estão sendo feitos através do Whatsapp (48) 3444-6100.
O Tele+Saúde é um sistema moderno, tecnológico e que tem o objetivo de agilizar e facilitar o acesso à Atenção Primária no Município, anulando as tradicionais filas na frente dos Postos de saúde, bem como resolvendo as dificuldades com ligações telefônicas. “O atendimento começa “via robô”, de forma automatizada, onde o cidadão vai selecionando a opção desejada, até ser direcionado para um dos atendentes que dará continuidade ao atendimento. Em dois meses de uso, a avaliação dos usuários que já utilizaram chega a um nível de satisfação excelente”, explica o secretário de Saúde, Orlei Sartor.
Vale ressaltar que um dos itens obrigatórios é a necessidade da confirmação da identidade da pessoa a ser atendida, mediante uma foto segurando seu documento com foto (selfie); item importante para fins de segurança e proteção de dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nº 13.709, de 14/08/2018.
Mas para aqueles que não têm acesso ao Whatsapp ou tiverem algum tipo de dificuldade, poderão solicitar apoio das Agentes Comunitárias de Saúde ou se deslocar até a Unidade de Saúde do seu bairro e pedir o auxílio da Equipe. “A Secretaria de Saúde está viabilizando também o acesso a rede wi-fi nas recepções das Unidades de Saúde, como forma de auxiliar a população no acesso à internet”, salienta o secretário.
O sistema já foi implantado nas unidades de saúde do Centro, Jardim Itália, Vila Nova, Guanabara e Horizonte. O cronograma segue com a implantação no Jardim Elizabeth (17/06) e Cristo Rei e Rio Comprudente (08/07).
Colaboração: Amanda Farias – Prefeitura de Cocal do Sul