Um homem com cerca de 50 anos foi preso nesta segunda-feira, dia 8, suspeito de abusar e engravidar uma menina de 13 anos. Os abusos teriam começado em meados de 2023, em São Bento do Sul, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina.
Conforme o delegado Valdir Xavier, que investiga o caso, o homem morava em uma casa alugada pelo pai da vítima. A família, composta pelo genitor e seus quatro filhos, incluindo a adolescente, vive no mesmo terreno.
De acordo com o delegado, desde o início do ano passado a menina já havia sido abusada por outros inquilinos da família. Em meados de 2023, o suspeito preso se mudou para o local e também passou a assediar a adolescente.
Para se aproximar da vítima, ele se ofereceu para acompanhá-la ao médico e ao psicólogo. Neste momento, ele cometia os abusos. “Aproveitava para ficar sozinho com ela, saia de casa às 8h e voltava 22h”, explica Xavier.
Como o homem era constantemente visto com a menina, pessoas que vivem na região passaram a desconfiar da relação de ambos e denunciaram o caso. Após os relatos, a adolescente passou por exame de corpo de delito no mês de novembro, que confirmou os abusos.
Descoberta da gravidez da adolescente
Sabendo sobre o estupro sofrido pela filha, o pai acionou o Conselho Tutelar em dezembro, informando que a menina continuava em contato com o suspeito. Por isso, ela foi encaminhada para um abrigo onde pudesse ficar sob a proteção do Estado. Lá, durante exames de rotina, foi confirmada a gravidez da adolescente.
Diante de todas as informações apuradas, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do homem e também do pai por negligência, já que a filha passou por abusos, cometidos por diferentes suspeitos, ao longo de todo o ano. “O pai poderia ter dado um basta, ter evitado os abusos”, ressalta o delegado.
A Justiça, porém, negou o pedido de prisão do pai, tendo em vista que todos os quatro filhos dependem exclusivamente dele, já que a mãe foi afastada devido a problemas psicológicos.
Sendo assim, somente o suspeito foi preso. Conforme o delegado, ele será indiciado pelo crime de estupro de vulnerável, já que a menina tem menos de 14 anos.
*Via ND+